A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) informou nesta terça-feira, 18, que informa que medicamentos como ivermectina, azitromicina, cloroquina, analgésicos e anti-inflamatórios, utilizados para tratar sintomas da Covid-19, estão disponíveis nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital.
A gestão emitiu o comunicado após denúncias da falta de remédios para tratamento da doença nas unidades de saúde do município. No início deste mês, áudios atribuídos a um médico que atua na UPA da região sul de Palmas e que denunciava a falta de medicamentos, testes e condições adequadas de atendimento para pacientes de covid-19 circularam nas redes sociais. Mais recentemente, acompanhantes de pacientes com sintomas ou em tratamento de covid-19 denunciaram à TV Anhanguera a falta de insumos nas unidades de pronto atendimento da capital.
Em resposta, a Semus informou que as unidades são reabastecidas diariamente. “Tendo em vista a alta demanda por esses tipos de fármacos, a distribuição dos medicamentos é restabelecida diariamente e estão sendo disponibilizados nas Farmácias Municipais localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 71 (603 Norte), Arse 13 (108 Sul), Arso 41 (403 Sul), Arse 122 (1.206 Sul), USF Laurides Milhomem do Jardim Aureny III, Policlínica de Taquaralto, Centro de Atenção Especializada à Saúde Francisca Romana Chaves (Policlínica da Arno 31), Taquaruçu, Taquaruçu Grande e Buritirana”, informou a secretaria em nota.