Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

A segunda etapa do projeto Foco no Fogo, concluída nesta sexta-feira, 7, visitou, segundo o Governo do Tocantins, mais de 900 propriedades divididas em treze cidades do interior. As ações foram realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Defesa Civil, instituições que compõem o Comitê do Fogo do Estado do Tocantins, que levaram para as comunidades rurais orientações sobre educação ambiental, controle e combate às queimadas ilegais.

O projeto teve como objetivo desenvolver um trabalho de prevenção visando a redução nos focos de incêndios no Estado. “Foram dias de muitas conversas com os moradores da zona rural percorrida pelo projeto, conscientizando as pessoas sobre a importância de evitar qualquer tipo de queimada nessa época do ano. Esperamos que através desse trabalho de prevenção possamos contabilizar resultados positivos com a diminuição dos incêndios no Tocantins”, destacou o secretário da Semarh, Renato Jayme.

No município de Pium os moradores da zona rural foram informados sobre os cuidados necessários para evitar os incêndios na região e, segundo o prefeito do município, Valdemir Oliveira Barros, “a cidade conta com uma brigada de combate aos incêndios, e com o apoio do projeto Foco no Fogo foi possível somar forças na prevenção das queimadas”. O prefeito ainda ressalta que “esse trabalho é uma forma de apresentar para as pessoas os prejuízos que as queimadas podem trazer para todos”.

As propriedades que receberam a visita do projeto Foco no Fogo foram identificadas com altos índices de queimadas nos últimos três anos, através de um levantamento de dados realizado pela Semarh, em parceria com o Centro de Monitoramento e Manejo do Fogo (Cemaf), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, com base nas informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e isso possibilitou a rápida localização das propriedades.

O prefeito de Paranã, Fabrício Viana, destaca que “o município é o segundo maior em extensão territorial do Estado, e esse trabalho de prevenção com informações sobre as queimadas, realizado pelo Governo do Tocantins, através da Semarh e parceiros, possibilita o acesso a mais propriedades e consequentemente temos mais chances de evitar grandes incêndios na nossa localidade”.

No Município de Ponte Alta do Tocantins, o agricultor Neto da Conceição frisa que “na região as queimadas são frequentes e acontecem principalmente pelas atitudes das pessoas que não pensam nas consequências, como por exemplo, jogar bitucas de cigarros no chão onde o mato está seco, isso é perigoso e acaba atingindo a gente aqui na nossa propriedade”. O agricultor ainda ressalta que “essa orientação serve demais para a população ter mais cautela e tomar mais cuidado com o que faz, e assim evitar danos nas terras de quem está mais longe”.

Arraias foi a última cidade visitada pelo projeto Foco no Fogo nessa etapa e, segundo o secretário do Meio Ambiente, Mauro Rezende Barreto, “quando a comunidade rural recebe a atenção dos órgãos do governo ligados ao meio ambiente, aumentamos as chances de alcançarmos um resultado positivo, que é diminuir as queimadas no nosso município”.

Ainda no município de Arraias as equipes visitaram a propriedade do lavrador Alessandro Ribeiro, que destacou a dificuldade enfrentada nessa época do ano por conta das queimadas e a necessidade da conscientização da população. “Todo ano ficamos preocupados com os focos de incêndios que acontecem por aqui, e acredito que esse trabalho feito pela equipe do projeto Foco no Fogo de ir na casa das pessoas e falar para não colocar fogo vai beneficiar muito a gente e nos deixar mais tranquilos, principalmente sabendo que a equipe passou conversando com os nossos vizinhos”, frisou.

Durante as três semanas de ações o projeto contou com a parceria de outras instituições estaduais que somaram forças desenvolvendo os trabalhos no campo social. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) esteve presente nas ações do projeto Foco no Fogo e destinou diversas cestas básicas que foram entregues para a população carente em algumas propriedades rurais visitadas. Além da Setas, o projeto também contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), distribuiu kits contendo álcool em gel e máscaras de proteção para auxiliar na proteção da população contra o vírus.

Além das cidades de Pium, Ponte alta, Paranã e Arraias, visitadas nesta semana, o projeto percorreu desde o começo das ações os municípios de Palmas, Monte do Carmo, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Brejinho de Nazaré, Miracema, Miranorte, Paraíso e Porto Nacional.