Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Aos 78 anos, Miraltino participa da Romaria todos os anos

Aos 78 anos, Miraltino participa da Romaria todos os anos Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal Aos 78 anos, Miraltino participa da Romaria todos os anos Aos 78 anos, Miraltino participa da Romaria todos os anos

Com o cancelamento da maior peregrinação religiosa do Estado do Tocantins, fieis devotos do Senhor do Bonfim estão encontrando outras maneiras de demonstrar devoção. Neste ano, o evento que dura cerca de 11 dias, foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus. Romarias e missas foram canceladas. As celebrações serão transmitidas pela internet.

O Conexão Tocantins conversou com seu Miraltino Ferreira dos Santos, de 78 anos, que há 15 anos faz o percurso de Porto Nacional até o povoado do Senhor do Bonfim, em Natividade. O trajeto é de pouco menos de 200 km.

Devoto e muito disposto, este ano seu Miraltino não pôde fazer a caminhada, mas não deixou de pagar sua promessa. Ele se antecipou e fez a caminhada nesta quinta-feira, 13. O percurso foi menor, apenas os 23 km que separam Natividade do povoado do Senhor do Bonfim. “Andamos bem rápido, não tinha ninguém na estrada, né!?”, disse seu Miraltino.

Neste ano o evento aconteceria entre os dias 6 e 11 de agosto. Por causa da pandemia, a Igreja Católica orientou que não fossem realizadas missas no local para evitar aglomerações de pessoas. Seu Miraltino lamenta não poder cumprir o rito religioso completo, mas não deixou de expressar sua fé. “O bom mesmo é a romaria completa, com todo mundo junto… mas vamos fazer o que né?, resumiu o aposentado.

A romaria do Senhor do Bonfim de Natividade é a peregrinação mais antiga do estado, sendo realizada há mais de 200 anos. No ano passado o evento atraiu cerca de 500 mil fieis.

De acordo com a Igreja Católica, a celebração em Natividade, será às 8h, com transmissão pelo Facebook da Paróquia Santo Antônio de Gurupi, Diocese de Porto Nacional, pelas emissoras de rádio Mais FM 95,9 (Gurupi) e Porto FM 87,9, além do canal do padre Jackson no Youtube.

Esta é a primeira vez em séculos de tradição que o evento é cancelado. Para os devotos, o cancelamento da romaria é uma infelicidade, mas, como bons fieis, eles mantêm a esperança de que em breve tudo irá passar. “Com fé em Deus esse ano acaba tudo isso e no ano que vem eu vou de novo”Pra mim é o maior prazer que eu tenho… derramar esse suor pela fé. Aí eu me sinto feliz!”, encerrou seu Miraltino, com esperança.