Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: MPTO

Entraram em funcionamento nessa sexta-feira, 14, os 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), para atender pacientes com a Covid-19. A ampliação do atendimento aos pacientes no HRA é fruto de uma ação judicial proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em meados de maio deste ano.

Na época, o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida demonstrou que a instalação dos 10 leitos de UTI no HRA já constava na Programação Anual de Saúde de 2020, sendo, portanto, uma ação com previsão orçamentária para ser executada. A morosidade do Governo do Estado em efetivar a ampliação do setor de UTI, aliada com a gravidade do aumento de casos de infecção pela Covid-19, tanto em Augustinópolis como na região do Bico do Papagaio, levaram o MPTO a propor a ação.

O HRA é uma unidade de referência para 25 municípios da região do Bico do Papagaio. A região é uma das mais impactadas pela Covid-19 desde o início da pandemia do novo coronavírus. Dados do Boletim Epidemiológico publicado nesta sexta-feira, 14, apontaram que os 25 municípios do Bico do Papagaio juntos registraram 4.724 casos de pessoas diagnosticadas com a doença e 83 óbitos.