Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Se você está tendo um dos problemas listados abaixo em seu cartão SD, isso significa que seu cartão SD tem alguns problemas complicados e você pode até perder dados salvos em seu cartão:

- Cartão SD não é reconhecido;

- Cartão SD não é detectado pelo PC, celular Android, câmera ou filmadora;

- Cartão SD não está lendo no celular, computador, câmera ou reprodutor de vídeo;

- Cartão SD não aparece no PC, câmera, celular Android, etc.

Para encontrar soluções para corrigir os problemas do cartão SD que você está tendo, primeiro verifique e descubra como e por que os problemas de reconhecimento ocorreram em seu cartão SD, SDHC, SDXC e Micro SD.

Por que o cartão SD não está aparecendo?

É um problema comum que o SD não aparece no Windows PC. Verifique a lista de possíveis motivos e você pode encontrar o motivo exato que fez com que seu cartão SD não aparecesse ou não fosse reconhecido.

Contato ruim entre o cartão SD e o computador;

A letra da unidade do seu cartão SD está faltando;

O sistema de arquivos do cartão SD não é reconhecido ou está corrompido;

O driver do dispositivo está desatualizado;

O cartão SD está infectado pelo vírus.

Esses problemas não são exclusivos para usuários do Windows PC. O problema semelhante também ocorre com usuários de Mac agora e, em seguida, você pode seguir este link como recuperar arquivos do cartão SD no Mac para se livrar deste problema do seu cartão SD no Mac.

Com base nas razões acima, coletamos uma lista de soluções para corrigir esse problema. Você pode experimentá-las uma por uma para reparar o cartão de memória corrompido não detectado, e nenhuma perda de dados acontecerá.

Solução 1. Teste o seu cartão SD em outro PC ou um novo leitor de cartão

Aplica-se a: SD não aparece, não lê.

Quando você encontrar o problema "Cartão SD ou disco rígido não aparece" no seu PC, a primeira coisa que você deve verificar é se o cartão SD tem um problema de conexão. Aqui, você terá duas maneiras de testar seu cartão SD não reconhecido ou não detectável:

- Alterar um novo leitor de cartão SD ou um novo adaptador USB para cartão SD;

- Conectar o cartão SD a outro PC.

Em seguida, você pode testar seu cartão SD e ver se ele aparece ou não no seu PC. Se funcionar com o novo leitor de cartão SD ou com o novo computador, não é um cartão defeituoso. Seu leitor de cartão deve estar com defeito.

Se o seu cartão SD não funcionar no outro PC nem no novo leitor de cartões, o problema existe no seu cartão SD. Leia e você encontrará melhores soluções para resolver esse problema.

Solução 2. Atribuir a letra da unidade para o cartão SD via gerenciamento de disco

Aplica-se a: SD não está aparecendo, lendo ou detectando.

Se o cartão SD estiver bem conectado ao computador, mas não for exibido no Gerenciador de arquivos, você poderá acessar o Gerenciamento de disco para ver se a letra da unidade está ausente ou desaparecendo.

Se for isso, você pode atribuir uma nova letra de unidade ao seu cartão e torná-lo reconhecível novamente com as etapas abaixo:

1. Pressione "Windows" + "R" ao mesmo tempo para abrir o diálogo Executar.

2. Insira "diskmgmt.msc" e pressione a tecla "Enter" para abrir o Gerenciamento de Disco.

3. Localize o cartão SD, clique com o botão direito do mouse na partição e selecione "Alterar letra de unidade e caminho...".

4. Na janela pop-up, clique em "Adicionar" para atribuir a letra da unidade ao seu cartão SD.

Solução 3. Usar o CHKDSK para tornar o cartão SD detectável

Aplica-se a: SD não é detectado, reconhecido.

1. Clique com o botão direito em Este Computador e selecione Gerenciar, clique em Gerenciamento de disco.

Encontre o dispositivo no visualizador de unidade para verificar se o computador pode detectar seu cartão de memória ou não. Se não for detectável, continue o processo com o comando CHKDSK e siga estas etapas.

2. Pressione Win + R > Digite: cmd e pressione Enter.

3. Digite: chkdsk D: /f e pressione Enter (D é a letra da unidade do seu cartão de memória). Ou você pode digitar: chkdsk D: /f /offlinescanandfix e pressione Enter.

Isso deve corrigir o erro do cartão SD e tornar o cartão detectável novamente.

Solução 4. Atualizar o driver do cartão SD

Aplica-se a: SD não está funcionando.

Vá para o Gerenciador de Dispositivos, aqui você verá o leitor de cartão na lista. Se tiver um sinal amarelo ao lado dele, o problema provavelmente é causado pelo problema do driver. Então você precisa atualizar o driver. Veja como fazer:

1. Conecte o cartão SD ao PC.

2. Navegue no Painel de Controle -> Sistema -> Gerenciador de Dispositivos -> Unidades de disco.

3. Encontre e selecione seu dispositivo USB, clique com o botão direito e escolha "Desinstalar dispositivo" e escolha "Verificar se há alterações de hardware" para atualizar os drivers.

Solução 5. Remover o vírus ou o malware

Aplica-se a: SD não está funcionando, lendo.

Às vezes, o ataque de vírus ou malware pode criptografar ou até mesmo ocultar seu cartão SD no Windows PC. Você pode executar um software de limpeza de vírus para limpar vírus ou malware no seu cartão SD e no PC. E siga as orientações abaixo para forçar a exibição do cartão SD:

1. Ligue o seu cartão de memória SD ao seu computador.

2. Vá para o menu Iniciar, digite "cmd" na barra de pesquisa, clique em Enter e, em seguida, você pode ver algo chamado "cmd.exe" em uma lista de programas.

3. Clique com o botão direito do mouse em "cmd.exe" e, em seguida, você receberá o comando do Windows que permite recuperar arquivos infectados por vírus. Digite "attrib -h -r -s /s /d letra de unidade:*.*", por exemplo, "attrib -h -r -s /s /d G:*.*".

Solução 6. Recuperar dados e formatar o cartão SD para reutilização

Aplica-se a: SD não está funcionando ou lendo.

Se o cartão SD ainda não estiver funcionando ou reconhecido depois de tentar todos os métodos acima, recomendamos que você tente a recuperação de dados do disco de EaseUS para recuperar dados do cartão de memória não detectado e, em seguida, formatá-lo para corrigir o problema do sistema de arquivos ou compatibilidade.

Nota:

Somente se o seu cartão SD puder ser detectado no Gerenciamento de Disco, o EaseUS Data Recovery Wizard funcionará para uma rápida varredura e restauração de dados.

Para recuperar dados do cartão SD, siga estas etapas:

Passo 1. Execute o software de recuperação do cartão SD e digitalize o cartão

Inicie o EaseUS Data Recovery Wizard no seu PC e selecione seu cartão SD. Em seguida, clique em "Verificar" para começar a encontrar dados perdidos no seu cartão SD.

Passo 2. Verifique os dados do cartão SD encontrados

Após o processo de digitalização, você pode clicar em "Filtro" para encontrar rapidamente os arquivos desejados.

Passo 3. Restaure os dados do cartão SD

Você pode verificar e visualizar os arquivos encontrados clicando duas vezes em cada um deles. Em seguida, clique em Recuperar para salvar os arquivos do cartão SD encontrados em um local seguro no seu PC ou armazenamento externo.

Depois de restaurar e salvar o cartão SD em outro local seguro em seu PC, você pode formatar seu cartão SD e converter o sistema de arquivos para FAT32 ou NTFS, tornando-o disponível para salvar os dados novamente.