Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Josi Nunes e Gutierres Torquato; pré-candidatos à Prefeitura de Gurupi

Josi Nunes e Gutierres Torquato; pré-candidatos à Prefeitura de Gurupi Foto: Montagem

Foto: Montagem Josi Nunes e Gutierres Torquato; pré-candidatos à Prefeitura de Gurupi Josi Nunes e Gutierres Torquato; pré-candidatos à Prefeitura de Gurupi

Em Gurupi, principal cidade da região sul do Tocantins, a cerca de 213 km da capital Palmas, dois grupos políticos devem polarizar a disputa pela prefeitura da cidade nestas eleições. Um deles é o grupo da atual gestão, que tem o ex-secretário municipal de saúde, Gutierres Torquato (PSB) como pré-candidato a prefeito; o outro é o grupo apoiado pelo Palácio Araguaia, com a ex-deputada federal Josi Nunes (Pros) e o deputado estadual Gleydson Nato (PTB).

Nunes

Até recentemente, Josi Nunes não tinha pretensões, segundo ela própria, de concorrer à Prefeitura de Gurupi. As coisas teriam mudado após conversas com o presidente do partido no Tocantins, deputado estadual Júnior Geo, e outros apoiadores. “Até semana passada minha decisão inicial era de não ser candidata nestas eleições. Mas as coisas todas mudaram. O pessoal do Pros Nacional, o deputado Júnior Geo e os companheiros do Pros de Gurupi, o meu pré-candidato a prefeito, Silvério Filho; todos eles vieram, conversaram comigo para eu me afastar da Unirg, pensar mais, para poder sair de candidata”, afirmou Nunes, que no mês de abril, ao assumir o Pros de Gurupi, chegou a lançar o nome do jornalista Silvério Filho como pré-candidato a prefeito pelo partido.

Entretanto, ainda não há definição se Josi Nunes será cabeça de chapa na disputa. Ela vai compor a majoritária com o deputado estadual Gleydson Nato. A depender de consultas realizadas internamente, bem como de pesquisas de popularidade, um sairá candidato a prefeito e outro a vice. “Estamos tentando formar uma grande frente de oposição ao candidato do atual prefeito. Estamos conversando com PV, PTB, Solidariedade, Republicanos, PRTB, mas vamos também procurar o PSD, que tem uma candidatura própria, vamos procurar o PT e também o PL”, disse Josi Nunes.

Torquato

O pré-candidato a quem Josi diz estar formando uma frente de oposição é o ex-secretário de saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, apoiado pelo atual prefeito Laurez Moreira (PSDB).

Torquato diz encarar com naturalidade a composição de Josi com Gleydson Nato. “Eles compõem um grupo da base do governo, é natural que teria que ter um candidato na cabeça de chapa, sendo ela, ou sendo o deputado, é natural que um deles seja cabeça de chapa. Encaramos isso com bastante naturalidade”, avaliou o pré-candidato.

Torquato fez parte da gestão de Laurez Moreira por dois mandatos. Juntamente com ele, a chapa deverá trazer o vereador Eduardo Fortes (PSDB) como candidato à vice-prefeito. O ex-secretário se diz preparado para assumir a gestão municipal e diz que pretende dar continuidade ao trabalho de Laurez. “Além da continuidade à gestão, a gente também vai imprimir o nosso modelo de gestão em Gurupi. Eu me preparei, ao longo dessa trajetória passando em várias secretarias. Também fui o candidato a deputado estadual mais votado da região sul do estado, perdemos infelizmente por causa da legenda. E a experiência que a gente adquiriu de gestão pública, vamos implantar aqui para apresentar ótimos resultados”, afirmou o pré-candidato.

Na base de Torquato estão atualmente 12 partidos aliados. São eles: Democratas, PSB, PSL, PP, Podemos, Cidadania, Avante, PSC, PSDB e PDT.