Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na Justiça Eleitoral, o TRE-TO obteve o quinto melhor resultado

Na Justiça Eleitoral, o TRE-TO obteve o quinto melhor resultado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Na Justiça Eleitoral, o TRE-TO obteve o quinto melhor resultado Na Justiça Eleitoral, o TRE-TO obteve o quinto melhor resultado

Com índice de 94,74% o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) alcançou a 7ª colocação no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2020 entre os 93 tribunais avaliados. Na Justiça Eleitoral, o TRE-TO obteve o quinto melhor resultado. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa última terça-feira, 18. 

Nesta terceira edição, o CNJ avaliou 85 itens, distribuídos em nove temas: Gestão; Audiências e Sessões; Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão Orçamentária; Licitações, Contratos e Instrumentos de Cooperação; Gestão de Pessoas; Auditoria e Prestação de Contas; além de Sustentabilidade e Acessibilidade.  

Em constante evolução, o TRE-TO subiu cinco posições no ranking geral, em relação à 2019. “A transparência é um dos valores estratégicos que rege a atuação do TRE-TO e a evolução dos índices de transparência é fruto do esforço conjunto de todos os envolvidos nas atividades do Regional, bem como do acompanhamento contínuo e implementação de melhorias na prestação de serviços ao cidadão”, avaliou o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier. 

Conforme a avaliação, dentre as melhorias implementadas e que resultaram no avanço dos índices, cabe destacar a inclusão da tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na transmissão das sessões plenárias e eventos institucionais realizados por videoconferência; bem como a otimização na gestão das contratações, onde todos os itens avaliados obtiveram pontuação máxima. 

Outro ponto de destaque foi a transparência ativa dos processos administrativos 2020, com a possibilidade do cidadão consultar todas as informações de caráter público pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI). 

Evolução

Nas três edições já realizadas o Regional tocantinense tem mostrado evolução nos índices alcançados e avanço de posições no ranking. Em 2018 o TRE-TO ficou em 37º lugar no ranking geral e com a 11º posição no segmento Justiça Eleitoral (64,96). Já em 2019 o TRE-TO subiu 25 posições no ranking, com índice de  90,16% de transparência, e figurou na 12º colocação no ranking geral de 2019 e no 9º lugar no segmento Justiça Eleitoral. 

O Ranking da Transparência é realizado anualmente e foi instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018.

Ranking da Transparência

TRE-TO

(% cumprimento dos itens)

TRE-TO

Posição Geral

TRE-TO

Posição Justiça Eleitoral

2020

94,74%

7º Lugar

5º Lugar

2019

90,16%

12° Lugar

9° Lugar

 2018

64,96%

37° Lugar

11° Lugar