Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Empresário Fernando Penteado fala de investimentos no setor de avicultura a diretores e técnicos da pasta

Empresário Fernando Penteado fala de investimentos no setor de avicultura a diretores e técnicos da pasta Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Empresário Fernando Penteado fala de investimentos no setor de avicultura a diretores e técnicos da pasta Empresário Fernando Penteado fala de investimentos no setor de avicultura a diretores e técnicos da pasta

De olho no potencial do Tocantins para o agronegócio, o empresário paulistano Fernando Penteado quer investir R$ 200 milhões no setor da avicultura no Estado para implantação de um frigorífico e uma fábrica de ração. O empresário procurou a secretaria da Indústria, Comercio e Serviços (SICS), nesta terça-feira, 25, para conhecer os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Tocantins para a implantação do projeto.

O empresário foi recebido pela diretora da Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro, diretora de Atração de Investimento, Elaine de Assis e a secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), Kátia Milhomem, acompanhada por técnicos da pasta.

Fernando Penteado está estudando implantar o empreendimento na região do Vale do Araguaia, entre as cidades de Pium e Pugmil,  no sistema de integração. Para isso, Fernando Penteado,  iniciou uma visita aos municípios e entorno para prospectar produtores que estejam interessados em se tornar criadores de aves.

De acordo com Fernando, o Tocantins foi escolhido para receber o investimento tendo em vista sua localização estratégica e os incentivos dado pelo Governo do Tocantins que se tornaram atraentes ao negócio. ”O estado apresenta bons incentivos fiscais e muitas oportunidades e por isso tem muito para crescer", afirmou.

Para a viabilidade do projeto, o empresário contará  com o aporte financeiro de um grande investidor paulista.  A previsão para o frigorífico é abater 2 mil aves por dia e geração de 2 mil empregos entre diretos e indiretos, incluindo os integradores. Já para a fábrica de ração, a projeção é fabricar 1,300 toneladas por dia e gerar 80 empregos diretos.

A indústria terá como foco a exportação por isso, segundo  o empresário, a ideia é implantar o empreendimento próximo à Ferrovia Norte-Sul para poder escoar a produção ao Porto de Itaqui (MA).

Assim que estiver com o plano de viabilidade do negócio concluído, o empresário deve retornar à secretaria para requerer o incentivo fiscal. Segundo o gestor da pasta, Tom Lyra, o governador Mauro Carlesse vem dando total apoio para o fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura no estado, um setor importantíssimo, que gera renda e oportunidade de trabalho para os tocantinenses.

“O governador Mauro Carlesse entende a importância dos incentivos fiscais para quem deseja crescer e se desenvolver economicamente, principalmente, neste momento de grande retração econômica”, afirmou .