Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O curso está disponível no portal Avamec, do Ministério da Educação

O curso está disponível no portal Avamec, do Ministério da Educação Foto: Philipe Bastos

Foto: Philipe Bastos O curso está disponível no portal Avamec, do Ministério da Educação O curso está disponível no portal Avamec, do Ministério da Educação

Dentro do processo de construção do Documento Curricular do Tocantins (DCT), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) aderiu aos quatro cursos referentes à etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cada curso é direcionado a uma das áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura e um aprofundamento sobre as áreas do conhecimento. Por fim, serão abordados o protagonismo e cooperação, a reformulação de projetos pedagógicos e a implementação de currículos do ensino médio, norteados pela BNCC.

De acordo com a superintendente de Educação Básica, Amanda Pereira Costa, a participação nos cursos dará subsídio aos profissionais da educação interessados em contribuir com a construção do Documento Curricular do Tocantins, que está aberto para consulta pública.

“É um documento construído a várias mãos. E esse curso no Avamec nos dá subsídio sobre o que está sendo proposto na BNCC e que serve de referencial nacional, ou seja, estamos construindo um documento de maneira formativa”, destacou Amanda Pereira, que também chamou a atenção para a importância da participação da comunidade na construção do Documento Curricular do Tocantins.

O curso está disponível no portal Avamec, do Ministério da Educação, em: http://avamec.mec.gov.br/#/. O acesso é gratuito, e o curso é composto por diversos tipos de materiais de forma dinâmica, entre textos, gráficos, imagens, vídeos e atividades que, juntos, equivalem a uma carga horária de 50 horas, com certificação aos concluintes.

Consulta

A nova estrutura da Formação Geral Básica/ Parte Comum – etapa Ensino Médio do Documento Curricular do Tocantins está disponível para consulta pública da comunidade tocantinense por meio do site da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins: https://seduc.to.gov.br/consulta-publica-doc-curricular---ensino-medio/.