Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas para casos confirmados e suspeitos para a Covid-19 segue em queda nesta quinta-feira, 3, de acordo com o Boletim Epidemiológico nº 168. O percentual é de 58,3%, o menor registrado pelo segundo dia consecutivo desde o dia 20 de julho. Por 40 dias seguidos, até a última terça-feira, 1º de setembro, a taxa de ocupação do município seguiu acima de 60%.

A Capital soma, até o momento, 150 pessoas internadas por causas ligadas à Covid-19, sendo que 94 (62,7%) são residentes de Palmas e 56 (37,3%) são moradores de outras cidades/estados. Segundo a Vigilância Epidemiológica, os leitos clínicos públicos e privados estão 54% ocupados. Já as instalações das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão 63,7% ocupadas.

A respeito dos leitos de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a taxa de ocupação chegou 8,3% na UPA Norte, e 100% dos leitos da UPA Sul estavam disponíveis até a tarde desta quinta-feira.

Novos casos

Em Palmas, 491 testes foram realizados na última rodada de exames e 204 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Desse número, 112 são mulheres e 92 são homens. Agora, a cidade registra 12.794 casos acumulados da enfermidade, sendo que 6.519 pacientes estão recuperados, 6.126 cumprem isolamento domiciliar e 54 residentes de Palmas estão internados com a doença.

Cabe destacar que é a terceira semana epidemiológica seguida que o município aponta uma queda na média de registro dos novos casos confirmados. Na semana atual, a cidade possui uma média de 185 casos ao dia, enquanto que na semana passada essa média era de 224 novos casos por dia.

Desde o início da pandemia, Palmas calcula 53.210 notificações para síndromes gripais, sendo que 15.060 diagnósticos foram descartados para o novo coronavírus.

Nesta quinta-feira, o Boletim Epidemiológico também informa mais dois novos óbitos ocasionados por complicações decorrentes da Covid-19 e totaliza 95 mortes pela doença, com taxa de letalidade seguindo em 0,7%, a menor do Tocantins. Os pacientes eram homens, tinham 60 e 35 anos. O primeiro tinha diabetes e doença hepática. O segundo não possuía comorbidades declaradas.

Sobre os testes realizados, a Vigilância Epidemiológica revela que o Laboratório Municipal de Palmas testou 343 pacientes (66 confirmados), o Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) fez 14 testes (todos positivos) e a rede privada e as farmácias testaram 130 pacientes (124 positivos).

Confira o Boletim.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas