Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Sim, vai ter dança, circo, poesia, contação de histórias, cultura popular e teatro durante o isolamento social! A proposta, porém, é adequar toda essa variedade de produção artística cênica para assistir em casa e de graça! O projeto "Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas" vai oferecer, ao longo da próxima semana, atrações para o público infantil e adulto, produzidas por grupos locais. O evento acontece de terça a sábado, 8 a 12, sempre às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas. Toda a programação é gratuita.

Serão exibidos os espetáculos “Horas Breves” (dança-teatro) do Coletivo Agulha Cenas, “Circo dos Brinquedos” (Circo) da Cia Os Kaco, “As Histórias que vou te Contar da Cia UmpontoDois” (teatro de rua), “Jujubas” da Cia Jujubas (música e teatro) e “Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho” (teatro e poesia) de A Barraca Cia de Artes. Os espetáculos foram gravados antes da pandemia e serão disponibilizados pelo Youtube somente durante a programação do evento, sendo um espetáculo por dia.

De acordo com a produtora cultural da Mostra, Renata Souza, o projeto visa promover a democratização do acesso a produções em artes cênicas com distintas linguagens e gêneros presentes no campo cultural das manifestações cênicas no município de Palmas.

Pandemia

O Itinerários estava previsto para acontecer de 26 a 29 de março, no Teatro Sesc Palmas, porém, foi suspenso dias antes por causa da pandemia e o decreto de cancelamentos de eventos que incidem em aglomerações. “A arte cênica é considerada a arte da presença, do calor e da proximidade com o público, mas a pandemia tem nos ensinado a nos reinventar e buscar alternativas e novos caminhos para que tanto os nossos artistas continuem a trabalhar como também o nosso público continue a prestigiar a produção cultural local”, afirma Renata.

Projeto

O projeto "Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas" é uma realização do Coletivo Agulha Cenas com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas e Conselho Municipal de Políticas Culturais, por intermédio do Fundo Municipal de Cultura, com o apoio do Estúdio OX, Loja Natupetit e Programa Conversa com Lubia Araújo.

Realização

O Agulha Cenas é um coletivo de criação cênica que realiza espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Desenvolve uma proposta cênica multilinguagens (dança, música, teatro) de caráter lírico, ligada à expressão de estados interiores e à musicalidade da palavra e do movimento. Trabalha com materialidades corporais, visuais, textuais, vocais e sonoras, organizadas em camadas de sentido que mantêm sua lógica interna, ao mesmo tempo que dialogam umas com as outras.

No ano de 2016, o grupo apresentou seu primeiro espetáculo, No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas, inspirado em textos de Fernando Pessoa e com direção de Juliano Casimiro. O segundo trabalho, Horas Breves, com direção do Sleepwalk Collective estreou em março de 2018. Entre 18 e 25 de outubro de 2018, Agulha Cenas esteve em Vitoria-Gasteiz na Espanha para um Intercâmbio Cultural. O projeto foi organizado por Sleepwalk Collective e Factoria de Fuegos com patrocínio do município de Vitoria-Gasteiz e da Fundación Vital. A terceira montagem de Agulha Cenas, Tumbeiros, estreou em junho 2019.

O Coletivo está sobre a direção dos bailarinos Renata Souza e Elton Fialho. Integram ainda como elenco os atores e bailarinos Fabrício Ferreira, Josely Rocha, Carlos Gontijo, Maria Antônia Dantas, Marcelo Caio e Liby Miranda. Na equipe técnica, iluminação, som e contrarregragem participam Daniel Mangaba e Juan D'ângelo. A cenografia e figurino é de Vivian Oliveira, fotografia de Flaviana OX e assessoria de imprensa de Cinthia Abreu. 

Programação

08/09 - Horas Breves

09/09 - Circo dos Brinquedos

10/09 - As Histórias que vou te Contar

11/09 - Jujubas

12/09 - Zé: Crônicas e poesias de José Gomes Sobrinho