Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Segundo Campelo, o poder público tem papel fundamental nesse processo

Segundo Campelo, o poder público tem papel fundamental nesse processo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Segundo Campelo, o poder público tem papel fundamental nesse processo Segundo Campelo, o poder público tem papel fundamental nesse processo

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de ações de prevenção. Para o vereador Lúcio Campelo, autor de projetos e requerimentos em favor da causa, estar bem mentalmente é fundamental para alcançar o equilíbrio. “É questão de saúde pública”, frisa.

Buscando reforçar a campanha, trazendo para a Capital ações mais efetivas de combate a esta causa de mortalidade, Lúcio Campelo é autor de Projeto de Lei – em tramitação na Câmara de Palmas – para que seja instituído na cidade o evento “Setembro Amarelo” dedicado à realização de campanha e de ações educativas de prevenção ao suicídio. O objetivo da mobilização será informar, esclarecer, conscientizar, e envolver os cidadãos a respeito dessa temática.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. Segundo Campelo, o poder público tem papel fundamental nesse processo. “Através de ações com foco na saúde mental das pessoas, o poder público tem o poder de reverter, de ajudar, agindo nas escolas, nos eventos, nos bairros, com suporte de profissionais qualificados. É muito importante que o cidadão sinta-se abraçado e que saiba também agir no momento que perceber que um amigo, um irmão, um filho está passando por problemas que afetam o psicológico”, analisa.

Janeiro Branco

Lúcio Campelo conquistou no início do ano o sancionamento de PL de sua autoria que institui em Palmas o evento Janeiro Branco, dedicado a cuidados com a saúde mental. O Projeto do vereador (Lei n° 2.496/19) propõe a realização de ações educativas, palestras, seminários e cursos. O Projeto de Campelo propõe a realização de ações educativas, palestras, seminários e cursos.