Oficializado como candidato a prefeito de Palmas na noite desse sábado, 5 de setembro, o ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Alan Barbiero, 53, defendeu a integração da cidade, rompendo as barreiras físicas e sociais que separam a Capital. “Palmas é uma só! Precisamos de políticas de inclusão, de acesso à saúde, educação e oportunidades para todos. É necessário ouvir as pessoas e implantar projetos estruturantes”, ressaltou o candidato, ao propor a implantação de grande Parque da Integração aproveitando a enseada do lago que atravessa a ponte que liga o Sul ao Plano Diretor.
O evento ocorreu no Estacionamento dos Jogos Mundiais Indígenas, na Avenida Teotônio Segurado, ao lado do Bertaville, região Sul da Capital. Realizada no sistema Drive-In, a convenção confirmou Micheline Cavalcante, 43, doutora em ciências da Saúde, profissional de carreira da saúde do município de Palmas, como candidata a vice-prefeita e referendou 30 candidatos a vereador do partido.
Alan Barbiero conta com respaldo total das direções estadual e nacional do partido para essa candidatura. Ele é engenheiro agrônomo, empresário, ex-deputado estadual, além de ter trabalhado como secretário municipal e estadual.
Para o candidato, a falta de oportunidades aos jovens de Palmas e a ausência de um plano de desenvolvimento econômico integrado com a educação vêm provocando a pior mazela que uma cidade pode ter: o aumento do número de assassinatos. “Infelizmente, a taxa de homicídio nos últimos dez anos cresceu absurdamente. Eram 14 assassinatos por 100 mil habitantes e agora são 33 por 100 mil habitantes. Tenho certeza que é por falta de oportunidade e o tráfico vai lá e pega os nossos jovens”, ressaltou Barbiero, ao destacar os números consolidados do Atlas da Violência de 2007 e 2017.
Barbiero defendeu a viabilização de um grande centro tecnológico e de inovação nas proximidades do aeroporto, para formação de startups e incubadora de empresa, que incluiria os jovens. O candidato também se mostrou muito preocupado com o meio ambiente, a falta de cuidado com as nascentes dos córregos de Palmas e a preservação do lago. “Eu sou apaixonado por este lago e temos que utilizá-lo de forma sustentável. Consigo enxergar campeonatos nacionais e internacionais de esportes náuticos e aquáticos, além do turismo principalmente da pesca esportiva”, afirmou Barbiero ao criticar a atual gestão que não tem projetos para Palmas e já demonstrou sua ineficiência. O candidato citou o exemplo que em plena pandemia o município de Palmas arrecadou de janeiro a agosto R$ 134 milhões a mais do que nos primeiros oito meses do ano passado e mesmo assim está deixando boa parte do comércio quebrar, além de quase 2 mil pessoas desempregadas conforme dados de do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) dos primeiros sete meses do ano.
A convenção contou com a presença do presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas, e do coordenador do Podemos da Região Norte do País Murilo Alves de Oliveira. A presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), e o senador Álvaro Dias (PR), gravaram mensagem de respaldo a Alan Barbiero que foram exibidas no telão.
Os filiados do partido aprovaram resolução para que a direção municipal do Podemos em Palmas possa conduzir os trabalhos de possíveis coligações - com o objetivo de fortalecer a candidatura de Alan Barbiero - até o prazo final de convenções partidárias, dia 16 de setembro.
Dimas e Micheline
No seu discurso, Dimas ressaltou as qualidades de Alan Barbiero, destacando não ter qualquer dúvida de que o candidato do Podemos é o mais preparado para governar a Capital. Dimas disse que as pessoas precisam verificar em detalhes as fichas dos candidatos e evitar eleger quadros despreparados paras as funções públicas.
Dimas, que também é prefeito de Araguaína, maior cidade do interior do Estado, salientou que Alan Barbiero tem no planejamento a sua essência. “Quem sabe aonde quer chegar, consegue chegar e ter os recursos adequados para fazer. Não tem nenhum que chegue sequer perto das qualidades do Alan”, frisou.
Ao dar um histórico da vida pública de Alan Barbiero, Dimas citou o papel fundamental do agora candidato a prefeito na criação da UFT, principal instituição pública de ensino do Estado. Só durante os oito anos em que esteve à frente da universidade, 20 mil pessoas se formaram e passaram a ter uma carreira com curso superior.
Por sua vez, a candidata a vice Micheline ressaltou a importância de se cuidar da saúde das pessoas, defendendo uma melhor gestão para a área, inclusive com valorização dos profissionais. “Eu tenho certeza que nós vamos fazer diferente e muito melhor. Eu aceito o convite porque acredito nisso. Estamos preparados para o desafio de conduzir Palmas de forma ética e transparente”, argumentou.
Vereadores
O Podemos apresentou chapa completa de candidatos a vereador, com 30 postulantes. Destes concorrentes, nove são mulheres. Confira, abaixo, a lista completa de candidatos com os números definidos:
Adão Índio 19111
Ângela Maria 19188
Delbes Barbosa 19777
Antônio Dias 19400
Charles Broncio 19001
Dian Carlos 19000
Edimilson da Líder 19100
Elenilson Bezerra 19123
Prof. Elvio Quirino 19500
Dr. Estevam Rivello Alves 19192
Fernando Macedo 19333
Igor Buiu 19888
Janad Valcari 19800
Professora Josiandra 19444
Josmundo Vila Nova 19555
Coronel Mamede 19011
Lázaro Gomes 19195
Marcos Aires 19700
Marcão da Miracema 19200
Cida Glória 19190
Natal Castro 19999
Paulo Sérgio 19612
Capitão Adroaldo 19101
Quésia Carvalho 19222
Júnior Silva 19900
Pastora Silvani Jardim 19007
Suellen Medrado 19019
Professora Weigma 19180
Professora Weslane 19196
Hernandes Careca 19029