Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Em apoio à Defesa Civil do Estado do Tocantins, Exército Brasileiro e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado, ao longo de todo o dia desta segunda-feira, 7, a aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), órgão vinculado a Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) participou de forma ativa do combate aos focos de incêndios que atingem a região do Distrito de Taquaruçu.

Já nas primeiras horas desta segunda-feira, a equipe multimissão que opera o helicóptero “Tocantins 01” foi acionada pela Defesa Civil Estadual para prestar apoio operacional no combate a incêndios florestais que assolam a vegetação do Distrito e entorno. A aeronave partiu para o local da operação e, inicialmente, realizou voos de monitoramento com gestores integrantes do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro para mapear os pontos onde ocorriam os principais focos de incêndio e também definir em conjunto com as demais forças de segurança a melhor estratégia que seria utilizada no enfrentamento às chamas.

Logo após, em apoio às equipes de solo, compostas por homens do Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, bem como brigadistas da Defesa Civil, o helicóptero passou a efetuar lançamentos de água com o helibalde, que lança aproximadamente 450 litros por vez.

Somente na parte da manhã foram efetuados 14 lançamentos e no período da tarde, mais 17, totalizando 31 lançamentos de água, em diferentes focos, na região da serra de Taquaruçu. O fogo já ameaçava destruir propriedades rurais, residências e pousadas da região.

As ações de combate e prevenção aos incêndios florestais continuam a serem executadas pelas equipes de solo.