Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A advogada e ativista dos direitos das pessoas com deficiência, Rosa Helena Ambrósio de Carvalho, mais conhecida como “Rosa da Anjo Azul”, lança nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, sua pré-candidatura a vereadora de Palmas pelo (PSB). O evento será realizado de forma virtual, em uma reunião pela plataforma zoom, as 19h40.

A ideia do lançamento da pré-candidatura é trazer os ativistas das áreas dos direitos das pessoas com deficiência, que apoia o projeto político que a ativista pretende implementar na Câmara. “São apoiadores que defendem, assim como eu, a causa das pessoas com deficiência, mais cidadania, inclusão, acessibilidade e investimentos para as áreas educação e saúde, e principalmente a garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, explica Rosa.

A ativista ressalta que decidiu entrar na carreira política, devido à ausência de políticas públicas direcionadas ao universo da pessoa com deficiência. “Só quem vive o dia a dia da pessoa com deficiência, sabe os desafios enfrentados. Em Palmas não temos representatividade política, o que temos são simpatizantes, e não somos prioridades para eles”, lamentou.

“A nossa pré-candidatura será lançada com grande apoio dos ativistas e pais de pessoas com deficiência, porque todos querem ter uma representatividade na Câmara, alguém que de fato, se comprometa com as causas que envolvem diretamente as pessoas com deficiência”, destacou.

“É hora de ir à luta mais uma vez, com coragem e determinação, é hora de cuidar das pessoas com deficiência, defender os direitos dos nossos filhos, e é por este motivo, que colocarei meu nome à disposição da sociedade palmense”, afirmou a ativista.

Biografia

Rosa Helena Ambrósio de Carvalho é natural de Nova Russas (CE), advogada especialista em Direito Público e Direito da Pessoa com deficiência, doenças crônicas e raras, empresária, Conselheira do Conselho Estadual da Pessoa com deficiência. Ela é uma das fundadoras da Associação Anjo Azul, que acolhe famílias de autistas de todo o Tocantins, a qual atuou presidindo a instituição por 6 anos.

A ideia de fundar a Associação Anjo Azul, veio depois do nascimento do seu filho primogênito, Heytor, diagnosticado com autismo aos dois anos de idade. A partir de então, Rosa Helena junto com outros pais de autistas, decidiram criar a instituição para ser uma rede de apoio às famílias, iniciando sua intensa militância e luta pelas garantias de direitos, políticas públicas, difusão de conhecimento e acessibilidade a pessoa com deficiência.