Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Bombeiros militares realizaram buscas aos corpos nas duas cidades do interior Bombeiros militares realizaram buscas aos corpos nas duas cidades do interior

As estatísticas dos casos de afogamentos no Tocantins foram atualizadas no domingo, 6, com duas mortes registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Companhia Independente da Busca e Salvamento (CIBS). Os casos ocorreram nos municípios de Pium e Dois Irmãos, e com isso os números saltaram para 47 mortes este ano, no Estado.

Em Pium, que fica a cerca de 135 km de Palmas, o afogamento ocorreu no Rio Javaés, na balsa da fazenda Barreira da Cruz. Populares relataram aos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar que Wanderson da Conceição Santos, de 22 anos, desapareceu após tentar atravessar usando uma canoa de madeira.

No local, a guarnição realizou mergulhos com buscas circulares, utilizando técnicas de “spool” a zig zague, com 50 metros de corda. Só após quatro horas de ação, numa profundidade média de três metros e corrente de água fraca, com alta turbidez (nenhuma visibilidade), é que o corpo foi localizado. A vítima estava próxima da indicação dada por testemunhas.

Pescador

Em Dois Irmãos, a aproximadamente 197 km de Palmas, na região do Vale do Araguaia, o afogamento ocorreu na ponte do Rio Lajeado. O local fica a cerca de 20 km da cidade, em direção a Araguacema.

Era por volta das 9 h, quando Iusimar Alves Viana tentava colocar uma rede de pesca, na companhia do cunhado Francisco Medeiros de Sousa. Segundo Francisco, Iusimar submergiu e emergiu sem pedir socorro, submergiu novamente e não foi mais visto.

Francisco explicou que tentou resgatá-lo, mas não conseguiu chegar ao fundo do rio.

Os mergulhadores executaram as ações no local e encontraram o corpo da vítima às 17 h. O ponto onde a vítima estava tinha cerca de três metros de profundidade, água parada e visibilidade zero.

Nos dois casos, os corpos foram entregues ao Instituto Médico Legal (IML).