Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em mais uma etapa da Operação Piracema, equipes de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram patrulhamento aquático e terrestre nas zonas críticas às margens do Rio Javaés entre os municípios de Sandolândia e Formoso do Araguaia, ao Sul do Tocantins.

“Durante esta ação, as equipes coibiram uma das ações mais cruéis do homem sobre a fauna aquática local, que é a predação do pirarucu (Araipama gigas), espécie protegida por lei com período de piracema diferenciado”, enfatizou o gerente de Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto. Nesta ação foram recolhidos mais de 1.400 metros de redes de emalhar de diversas malhas onde a maioria era feita em nylon, específica para captura do exemplar.

"As redes estavam armadas em locais estratégicos de berçário e procriação da espécie, não deixando nenhuma chance de defesa aos animais alvos da captura. Felizmente o material predatório foi recolhido evitando a prática do crime bárbaro e totalmente ilegal, embora recorrente na região”, informou o fiscal ambiental Romário Maracaípe.

A ação de captura, abate e tráfico do pirarucu é visada na região dos rios e lagos daquela região, onde a espécie se faz natural ao habitat, ficando vulnerável em todos os períodos. 

Na região do Bico do Papagaio, durante a ação foram percorridos aproximadamente 150km no rio Tocantins no Norte do Estado, abrangendo os municípios de Tocantinópolis, Itaguatins, Praia Norte, Sampaio e São Sebastião do Tocantins. A ação resultou no recolhimento de aproximadamente 1.200 metros de redes de emalhar de tamanhos diversos, três tarrafas, um arpão e 300 metros de espinhéis. Além do trabalho ostensivo, os agentes também realizaram trabalho de sensibilização ambiental, por meio da distribuição de material educativo.

Na região Central, entre a quinta-feira, 2, e o domingo, 5, foram feitas rotas terrestres em locais pesqueiros às margens dos Rio Urubu, Formoso e Javaés e Lagoa Verde. Foram fiscalizadas localidades nos municípios de Lagoa da Confusão e Pium.

Foi realizada ainda blitz na rodovia TO-255 saída para a Ilha do Bananal, onde foi apreendido 53 kg de pescado diversos, emitidos dois autos de infração totalizando um valor de R$ 2.460,00, dois termos de recolhimento e outros dois de doação. Outra blitz aconteceu na Rodovia Trans Javaés no trevo da P.A Barranco do Mundo.

“O pescado foi doado para a Secretaria de Ação Social de Lagoa da Confusão. Durante a blitz o BPMA apreendeu munições e conduziu o portador das munições para a Central de Flagrantes em Paraíso”, informou o gerente de Cândido José.

Outra ação, aconteceu entre a quarta-feira, 1º, e essa segunda-feira, 6. A referida operação percorreu o trecho fluvial do Rio Araguaia entre os municípios de Couto Magalhães a Pau D’arco.

Durante esse percurso foram recolhidos cerca 500 metros de redes de diversas malhas. Além das ações coercitivas, também foi realizado ação de educação ambiental com ribeirinhos quanto a importância desse período para a renovação, conservação e manutenção dos estoques pesqueiros nesses locais.