Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Estudante apenado em frente ao computador, no centro para monitorados Estudante apenado em frente ao computador, no centro para monitorados

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), via o Programa Novos Caminhos, oferta cursos para 23 pessoas em cumprimento de pena no Estado do Tocantins. A ação foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que busca oportunizar formação para as pessoas privadas de liberdade e para aqueles em monitoramento eletrônico.

"Acredito que a educação é uma das formas de reintegração social do apenado, pois como já disse Paulo Freire: ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar", destaca Renata Keli Duarte, agente analista em execução penal. 

Atualmente, existem estudantes matriculados nas cadeias públicas de: Arraias, Formoso do Araguaia, Natividade, Palmeirópolis e Pium. Além da Casa de Prisão Provisória de Araguaína, nas quais os presos estão acessando os cursos. Já os monitorados, que estão em regime semi aberto, estão cursando no Centro de Formação, vinculado à Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Saspp).

Para D. G. O. F, estudante do curso Manutenção de Rede, "o curso está sendo uma maravilha. Uma ótima oportunidade que estou tendo e com certeza vou abraçar essa oportunidade de corpo e alma. Decidi fazer esse curso, porque é muito procurado pelo mercado de trabalho, espero depois de concluir, arrumar um emprego".

O estudante do curso Manejo de Solo Agropecuário, A. T. L., complementa que "o curso está ampliando meu conhecimento para o futuro e me ajudando a entender várias coisas que eu não entendia e tinha dúvidas e curiosidades. Após a conclusão do curso, primeiramente, espero conseguir um emprego e quem sabe mais para frente ajudar algumas pessoas que não têm entendimento sobre essa área".

Segundo a coordenadora do Programa Novos Caminhos, no âmbito do IFTO, Sara Soares, "a ação atende estudantes de diversos lugares do país e temos a certeza que estamos cumprindo com duas importantes missões: promover os objetivos e finalidades da criação dos Institutos Federais e alcançar o objetivo de ofertar cursos de curta duração à população brasileira", destaca a coordenadora do programa no âmbito do IFTO, Sara Soares.

Os cursos em andamento serão finalizados entre os meses de outubro e dezembro de 2020, em datas diferentes, conforme cada carga horária. Até o momento, não há previsão de novas turmas pelo Programa Novos Caminhos. 

Programa Novos Caminhos

O programa é fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), no objetivo de abrir novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro.