Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No momento de validar candidaturas, juízes eleitorais analisarão relatório de contas julgadas irregulares

No momento de validar candidaturas, juízes eleitorais analisarão relatório de contas julgadas irregulares Foto: Divulgação/TRE-TO

Foto: Divulgação/TRE-TO No momento de validar candidaturas, juízes eleitorais analisarão relatório de contas julgadas irregulares No momento de validar candidaturas, juízes eleitorais analisarão relatório de contas julgadas irregulares

O Tocantins tem 181 pessoas na lista de responsáveis com contas julgadas irregulares com implicação eleitoral do Tribunal de Contas da União (TCU). O relatório é entregue à Justiça Eleitoral e deverá ser analisado pelos juízes eleitorais no momento de validar as candidaturas às eleições de novembro e pode implicar em inelegibilidade.

Os 181 gestores com contas irregulares são de 67 municípios do Estado e correspondem a 2,5% do número total de pretensos candidatos com contas irregulares em todo o País – 7257 pessoas. Os dados são referentes aos últimos 8 anos.

Algumas das pessoas relacionadas na lista podem ter mais de uma conta julgada irregular pelo TCU, o que faz com no Tocantins, o número de contas irregulares seja maior que o número de pessoas responsáveis, sendo 233 contas nessa situação.

A lista foi entregue nesta segunda-feira, 14, pelo presidente TCU, ministro José Mucio Monteiro, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. A data da entrega da lista ao TSE, que originalmente acontece até o dia 15 de cada ano eleitoral, neste ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, foi prorrogada para até o dia 26 de setembro, de acordo com a Resolução TSE 23.627/2020.

Segundo o TCU, a lista será atualizada diariamente e pode ser consultada no link contasirregulares.tcu.gov.br