Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo/Nielcem Fernandes O Governo em conjunto com as gestões municipais têm adotado medidas restritivas O Governo em conjunto com as gestões municipais têm adotado medidas restritivas

Dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (Cievs/TO) divulgados no Boletim Epidemiológico da covid-19, desta quarta-feira, 16, apontam que o Tocantins registrou o menor índice de internações de pacientes com covid-19, dos últimos 30 dias. Das 275 internações informadas, 184 são de pacientes em leitos públicos e 91 em leitos privados. Deste total, 85 estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) públicas e 42 em UTI privadas.

Desde o início do enfrentamento à pandemia da covid-19 no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem acompanhando e monitorando a evolução dos casos mês a mês, inclusive os dados de internações, o que tem proporcionado a definição de ações pontuais e estratégicas para garantir os atendimentos necessários à população.

“Segundo os dados epidemiológicos, agosto foi o mês com o maior registro de casos confirmados e internações. Em contrapartida, os primeiros dias do mês de setembro mostram uma tendência de queda, tanto nos casos confirmados, como nos óbitos registrados da doença. Tais números sugerem que agosto pode ter sido o pico da curva de contágio no Estado do Tocantins, contudo, ainda é cedo para afirmar isso de forma categórica”, disse o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

Medidas

O Governo do Tocantins, em conjunto com as gestões municipais têm adotado medidas restritivas em relação a deslocamentos, aglomerações e contenções em todo o seu território, além de ampliar a oferta de leitos em todo o Estado. Dados do relatório Situacional de Enfrentamento à covid-19 da SES demonstram o crescimento na quantidade de leitos no Estado, que hoje conta com mais de 400 leitos exclusivos para atendimento da doença.

 Em março, no início da pandemia, o Tocantins dispunha de 26 leitos clínicos e 32 leitos de UTI, com retaguarda dos 04 leitos de estabilização. Hoje a população conta com 143 leitos de UTI (137 adulto e 06 pediátricos), 237 leitos clínicos e 21 leitos de estabilização.

Internações

Dados do relatório Situacional de Enfrentamento à covid-19 também relatam que desde o início do registro de casos de covid-19 no Tocantins ocorreram 1.631 internações de pacientes confirmados positivos em unidades hospitalares sob gestão estadual. Sendo 1.327 (81%) internações em leito clínico e 304 (19%) em UTI. Neste período ocorreram 905 altas por melhora, 210 transferências entre unidades e foram registrados 389 óbitos hospitalares.

Dados

 Atualmente, o Tocantins apresenta 61.271 casos no total. Destes, 43.086 pacientes estão recuperados, 17.354 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 831 pacientes foram a óbito.

Todos os dados relativos ao novo coronavírus no Tocantins podem ser acessados no site oficial da SES: http://integra.saude.to.gov.br/covid19.