Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião foi conduzida pelo o gerente da Sics, Marcondes Martins, e  contou com a participação de diversas instituições

Reunião foi conduzida pelo o gerente da Sics, Marcondes Martins, e contou com a participação de diversas instituições Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Reunião foi conduzida pelo o gerente da Sics, Marcondes Martins, e  contou com a participação de diversas instituições Reunião foi conduzida pelo o gerente da Sics, Marcondes Martins, e contou com a participação de diversas instituições

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) realizou nesta quinta-feira, 17, via videoconferência, a 34ª reunião do Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais. A reunião foi aberta pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico, Iranilson Ferreira Mota, que trouxe a mensagens de boas vindas do Secretário da Sics, Tom Lyra. Participaram da reunião representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Agricultura e Pecuária e Aquicultura (Seagro), Agência de Fomento, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e demais instituições.

Na ocasião, foi realizado a apresentação pela professora do curso de engenharia de alimentos UFT, Lina Maria Grajales, que apresentou os estudos de aproveitamento coco babaçu (cadeia produtiva do coco Babaçu sem resíduos). Ela explicou as etapas da pesquisa e a aplicação nos diversos setores industriais. Ela destacou a importância da parceria com o Governo e demais instituições para o fortalecimento das pesquisas e de toda a cadeia produtiva do coco babaçu e os benefícios para a comunidade.

Em seguida, o gerente de sistemas produtivos da Sics, Marcondes Martins, apresentou a cadeia produtiva da piscicultura para atração de investimentos e todo o potencial do setor de piscicultura e desenvolvimento da atividade no Estado e que foi apresentado para embaixada americana. Marcondes também abordou sobre o andamento do processo de sinalização nas rodovias dos Arranjos Produtivos Locais (APL), sendo esta uma das últimas etapas de reconhecimento desses Arranjos Produtivos.

A diretora de Indústria, Comércio e Serviços da Sics, Geany Pinheiro, falou sobre o trabalho do núcleo de APL para que outros setores sejam incluídos, a exemplo da fruticultura e da confecção, por meio da articulação e parceria com outras instituições para o desenvolvimento econômico dessas atividades no Estado. “A união de forças é fundamental para o sucesso das ações de governo”, destacou a diretora, ressaltando que a Sics está trabalhando de forma regionalizada, com oito regiões econômicas, sendo que o objetivo é fortalecer os Arranjos Produtivos dessas regiões econômicas.

A diretora, Geany Pinheiro, lembrou ainda que a Sics conta com uma sala de suporte empresarial que visa apoiar, assistir, articular e fomentar o setor produtivo do Estado.

No encerramento, o gerente de sistemas produtivos, Marcondes Martins, agradeceu a participação e apoio das instituições. “As parcerias são de suma importância para o desenvolvimento de políticas públicas a fim de promover o desenvolvimento econômico e social do Tocantins e na geração de emprego e renda, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse, e determinada pelo Secretário Tom Lyra”, lembrou Martins.

Por fim, os participantes colocaram-se à disposição da Sics para contribuir com ações do Governo do Estado no fomento das cadeias produtivas por meio dos Núcleos de Arranjos Produtivos Locais.