Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Porto Nacional alcança nota máxima no Ideb brasileiro, 5,7

Porto Nacional alcança nota máxima no Ideb brasileiro, 5,7 Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho Porto Nacional alcança nota máxima no Ideb brasileiro, 5,7 Porto Nacional alcança nota máxima no Ideb brasileiro, 5,7

Porto Nacional alcançou nota máxima no Ideb brasileiro, 5,7. A meta era 5.4. Para 2021, a meta a ser atingida seria de 5.7, o que foi alcançada agora com o desenvolvimento da educação básica - aprendizagem e a aprovação dos estudantes das séries iniciais, que continuam avançando a passos largos em todo o Município. Com isso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) definiu como meta para 2021, 6.0, que certamente será conquistada com esforços conjuntos, através  de uma equipe multidisciplinar altamente competente para o ensino/aprendizagem. Porto Nacional, mais uma vez, superou seus indicadores e mostrou, claramente, a evolução do ensino aplicado no município. Os resultados fazem parte de uma ampla ação implementada pela gestão municipal, que, constantemente, passa por capacitações, qualificações, investimentos, ampliação da Rede Municipal de Ensino e suas estruturas e planejamento.

Projeto Mais Ideb Superando Metas

Conforme a diretora Pedagógica da Semed, Francisca Hilderlene, esse avanço faz parte de trabalhos organizados pela Secretaria, dentro do "Projeto Mais Ideb Superando Metas", criado para identificar os pontos fracos na aprendizagem dos alunos, traçar metas claras para superá-los e aprimorar a gestão. A ação visa, também, melhorar o aprendizado dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nas 27 escolas da rede municipal.

“Estamos felizes com o resultado 5.7, que seria a meta projetada para o ano de 2021. Esse resultado faz parte de ações de formação dos professores, dentro do Projeto Mais Ideb, ampliando, assim, as metas e melhorando o ensino. O Sistema de Avaliação Educacional do Município de Porto Nacional (Saemp), igualmente, foi de suma importância, pois avaliou os estudantes. Estes, passam por monitoramento contínuo, sendo supervisionados por uma equipe que acompanha todo o processo. E todo esse trabalho, durante os anos de 2018 e 2019, nos ajudou a alcançar a meta estabelecida e de forma antecipada", destacou a diretora.

Para a secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia, o sentimento é de conquista. Ela ressaltou o papel da união formada em torno da educação municipal, e que os números representam o esforço e o trabalho em conjunto. “Deixo meu agradecimento a vocês que fazem parte da educação do nosso Município, que contribuíram de forma direta ou indireta, para ultrapassarmos a meta no Ideb. Parabéns pelos 5.7!", declarou emocionada a secretária.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

O índice também é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido como meta para 2022, alcançar média 6.0 (índice que corresponde a um sistema educacional de qualidade, comparável ao de países desenvolvidos).