Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretaria de Educação do Tocantins

Secretaria de Educação do Tocantins Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Secretaria de Educação do Tocantins Secretaria de Educação do Tocantins

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) informou nesta terça-feira, 29, que é contra a retomada das aulas nas escolas públicas do Estado, mesmo que de forma gradual.

De acordo com o sindicato, não há segurança sanitária para o retorno das aulas presenciais no Estado. Nesta segunda-feira, 28, o Governo do Tocantins informou a retomada gradual de atividades, dentre elas as aulas presenciais.

A secretária de educação do Estado, Adriana Aguiar, afirmou que o retorno às salas de aulas acontecerá ainda no mês de outubro, mesmo sem definir uma data precisa para isso. “Já no mês de outubro, vamos retornar às aulas presenciais também de forma gradual, assim como fizemos na modalidade não presencial, observando todos os protocolos de segurança”, garantiu a secretária.

O Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19 bancou a retomada das atividades presenciais baseando-se na “estabilização do número de leitos disponíveis para tratamento da doença”. Segundo o secretário de saúde do estado, Edgar Tollini, o Tocantins apresenta taxa de ocupação de leitos de 34%, “a menor desde o mês de julho”, afirma.

O Sintet informou que já marcou reunião com a direção executiva e presidentes regionais para esta quarta-feira, 30, para tomar outros encaminhamentos acerca do anuncio do governo sobre o retorno das aulas presenciais de forma gradual na rede estadual de ensino para o mês de outubro.

O sindicato pretende entrar com uma ação judicial pedindo para que não haja retorno das aulas presenciais sem segurança durante a pandemia do coronavírus.