Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião com representantes de entidades ligadas ao comércio, a Prefeita de Palmas e candidata à reeleição pelo PSDB, Cinthia Ribeiro, recebeu a Carta do Comércio de Palmas, documento elaborado com propostas para melhoria do segmento na Capital. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, às 19 horas, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL).

“Apesar dos grandes impactos da pandemia, com reflexos na economia, nós adotamos as melhores medidas para resguardar a vida e os empregos dos palmenses. É só sair pela cidade e ver as obras particulares em andamento. O comércio segue aquecido e retomando os bons números de crescimento”, destaca Cinthia.

O grupo de empresários frisou que o diálogo com o poder público municipal tem sido essencial para ajudar no crescimento econômico da cidade.  “A gestão, principalmente antes da pandemia, foi bastante positiva. Durante a pandemia trabalhamos muito com o poder público para montar essa estrutura de protocolo de atendimento. Foi um trabalho bem positivo entre a CDL e a prefeitura. Isso levou tranquilidade ao empresariado. O que esperamos na próxima gestão é seguir com esse bom canal de comunicação”, informa Silvan Portilho, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL).

Outro avanço é o investimento em obras de infraestrutura, com pavimentação, drenagem, duplicação de avenidas, iluminação e paisagismo em áreas industriais. Isso tem incentivado o comércio, com a ampliação de vagas de emprego e modernização de seus negócios.

Carta do Comércio

A Carta do Comércio de Palmas foi elaborada com base no que os empresários esperam da próxima gestão.  O documento aborda a economia, estrutura, alvarás e certidões, fiscalização, subsídios e incentivos, tributação, representatividade, turismo e gastronomia. “Nosso Plano de Governo é aberto para a contribuição de todos. Nossa missão é tornar Palmas cada vez melhor para a sua gente”, defende Cinthia.

A Prefeita Cinthia lembrou que pelo terceiro mês consecutivo, Palmas registrou crescimento de vagas de empregos formais. Os dados do Novo Caged mostram que em agosto Palmas teve 2.240 novas vagas e 1.506 desligamentos, um saldo positivo de 734 pessoas empregadas. “Mesmo que os serviços e o comércio estejam funcionando com restrições, estamos aquecendo a economia com estratégia e criatividade”.

A reunião contou com a participação de Silvan Portilho, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL); Francisco Costa, presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO) e presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep); João Gonçalo, presidente do Conselho de Contabilidade (CRC-TO); Fabiano do Vale, presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (Faciet); Iranilson Mota, presidente da Associação Industrial e Comercial de Palmas (Acipa); Sílvio Cunha, diretor da Federação das CDLs; Juliano Meurer, presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins (Acomac Tocantins); e Alan Bitar, secretário-geral da Associação Industrial e Comercial de Palmas (ACIPA) e presidente do CRA Júnior.