Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A I Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, realizada pelo Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), começa na próxima terça-feira, 6, e prossegue até sexta-feira, 9. O evento faz parte das comemorações do dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, e tem como objetivo estimular uma reflexão acerca dos direitos dos animais.

As palestras vão tratar de temas relacionados à proteção dos animais distribuídos entre os eixos que envolvem animais de produção, esporte, laboratório, silvestres e domésticos/domesticáveis. As palestras terão duração de 30 minutos e serão transmitidas pelo YouTube e por meio das plataformas online Zoom ou Meet, que poderão ser acessadas através de links que serão disponibilizados ao público.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e secretária executiva do Comitê Pró-Animais, Cinthia Barbosa Pires Azevedo, a Semana terá um papel fundamental frente à sociedade. “Através das palestras será possível levar informação necessária ao conhecimento de todos, compartilhando uma problemática ambiental palpável que sem a orientação e conscientização da população não será possível sanar”, pontuou.

Ainda durante os encontros, será apresentada uma nota técnica elaborada pelo Comitê Pró-Animais para as universidades que ofertam o curso de Medicina Veterinária e Zootecnia, para que essas instituições, frente às necessidades e demandas dos animais de pequeno porte, maus tratos e falta de controle, criem programa de extensão universitária para atendimento, promovendo o elo animal e sociedade para a melhoria na qualidade de vida.

A comemoração do Dia Mundial dos Animais segue durante todo o mês de outubro com uma campanha, promovida através das redes sociais da Semarh, que busca orientar sobre a proteção dos direitos dos animais. A programação completa do evento pode ser conferida através do link.

Comitê Pró-Animais

O papel do Comitê Pró-Animais é promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, através de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o tema. A composição dos membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais é feita por indicações dos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicos ou privados, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos.