Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Márcio Di Pietro

Foto: Márcio Di Pietro

Nesse domingo, 4, o calendário ambiental traz o Dia Mundial dos Animais que dá início à Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais no Estado do Tocantins, estabelecida pela Lei nº 3.692, de 25 de junho de 2020, em que é celebrada como a Semana de Proteção à Fauna, com homenagens atribuídas também à natureza, ao patrono da ecologia e ao cão, que possui raças consideradas domésticas, silvestres e exóticas.

Segundo o Instituto, no primeiro semestre deste ano, diminuiu o volume de animais silvestres recebidos pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). O relatório da movimentação de janeiro a agosto de 2020 aponta que 92 animais silvestres foram encaminhados ao órgão, sendo maioria aves, com a soma de 62 indivíduos. Nesse mesmo intervalo em 2019 foram registrados 210 acolhimentos, tendo o registro de 156 aves.

“O Naturatins possui o Centro de Fauna, que tem o objetivo de recepcionar os animais silvestres, os quais eventualmente precisem de cuidados médicos veterinários e necessitem de reabilitação e posterior destinação, seja a devolução à natureza ou envio para cativeiro permanente, daqueles que perderam condições de viver no habitat natural”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

- Foto de: Acervo Cefau

“O Tocantins possui uma grande riqueza de fauna silvestre, das principais espécies conhecidas, a gente pode citar a onça pintada, o lobo guará, temos ainda espécies ameaçadas de extinção como a anta, o pato mergulhão, além de peixes, répteis, anfíbios e invertebrados. E essa diversidade toda atrai os olhares do mundo para a necessidade de ampliar os mecanismos de proteção e conservação da fauna silvestre”, destaca Leonam Barbosa, gerente de Pesquisa e Informações da Biodiversidade do Naturatins.

- Fotos de: Acervo Cefau

“Essa é uma data importante a ser celebrada, porque nos lembra o papel da fauna para o nosso planeta. É importante, porém, que as ações de proteção, cuidados e garantia de bem - estar devem ser diárias e contínuas. Em especial a fauna silvestre presta importantes serviços ambientais, na dispersão de sementes, no reflorestamento, na polinização, controle de pragas e informações que são referência sobre a qualidade ambiental dos ecossistemas”, pontuou Tiago Scapini, biólogo do Naturatins.

No ano passado, o Tocantins aprovou o Código Estadual de Proteção dos Animais com a Lei nº 3.530, de 14 de agosto de 2019, código que fortalece ainda o nível de proteção à fauna e recentemente houve uma alteração na lei de crimes ambientais.

“Com a alteração da lei de crimes ambientais, houve o aumento da pena para crimes de maus tratos à cães e gatos. Mas de toda forma é o reconhecimento da importância dos animais, sejam eles, domésticos, silvestres ou exóticos. Lembrando que nós também somos animais, então comemorar essa data é importante para nos lembrar do nosso dever de cuidado com esse grupo tão importante, tão presente em nossas vidas”, conclui Tiago Scapini.

-Fotos de: Acervo Cefau