Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) realizará no período de 5 a 30 de outubro de 2020 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade, sendo 17 de outubro, o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

Conforme a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, Flaviane Teles, esta ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Ela explica que o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de 1 ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

O secretário municipal de Saúde de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, destaca que meta para a cidade é vacinar 4.969 crianças de 1 a 5 anos com a vacina da Poliomielite como Campanha indiscriminada. Ele ainda destaca a importância dos pais não deixar de levar as crianças às unidades básicas de saúde para tomar a dose. Pakalolo comenta que se algum pai tiver receoso em levar os filhos para vacinar devido à covid-19, podem ficar tranquilos, pois todas as medidas de segurança dentro das unidades de saúde estão sendo tomadas.