Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Diretora da Sics, Geanny Pinheiro recebe o diretor da Fomento, Jorge Luiz para acertar detalhes da parceria

Diretora da Sics, Geanny Pinheiro recebe o diretor da Fomento, Jorge Luiz para acertar detalhes da parceria Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Diretora da Sics, Geanny Pinheiro recebe o diretor da Fomento, Jorge Luiz para acertar detalhes da parceria Diretora da Sics, Geanny Pinheiro recebe o diretor da Fomento, Jorge Luiz para acertar detalhes da parceria

Visando auxiliar no desenvolvimento e direcionamento dos empresários tocantinenses e potenciais investidores dos setores produtivos, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) lançará no próximo dia 8, a Sala de Suporte Empresarial.

A sala tem como objetivo dar suporte empresarial aos empreendedores tocantinenses e aos potenciais investidores para a verificação de demandas, estabelecer parcerias estratégicas em ações de interesse dentro dos setores produtivos do Estado e direcionar soluções para acordos e articulações. Além destes atendimentos e o estabelecimento de diversas parcerias com outras instituições, a Sics também firmou parceria com a Agência de Fomento do Estado do Tocantins (Fomento), para auxiliar na divulgação e orientação das linhas de crédito disponíveis na instituição, por meio da Sala de Suporte Empresarial.

Nesse primeiro momento os técnicos Sics irão prestar esse atendimento aos empresários e empreendedores que procurem a secretaria e estejam em busca de incentivo financeiro. Depois de atendidos pelos representantes da secretaria, serão direcionados para a Agência de Fomento ou para uma instituição financeira que atenda às necessidades do empresário.

Para o diretor operacional da Agência de Fomento, Jorge Luiz Matheus essa parceria com a Sics vai contribuir diretamente para que mais pessoas possam conhecer as linhas de financiamento ofertadas pelo Governo do Estado através da Fomento e para o desenvolvimento dos negócios e empreendimentos no Tocantins. “Essa parceria vai ser fundamental para o direcionamento do empresário, nessa sala ele poderá conhecer toda a política de crédito que está a sua disposição, e assim vai poder investir da melhor forma possível no seu empreendimento e com condições adequadas as suas possibilidades”, afirmou.

Para acertar os detalhes dessa parceria o diretor da Fomento, Jorge Luiz foi recebido pela diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro, que na ocasião representava o secretário de Indústria e Comércio, Tom Lyra. “Esse será mais um canal de atendimento ao empresariado tocantinense e tanto o secretário Tom Lyra quanto o governador Mauro Carlesse, vêm trabalhando arduamente para que mais linhas de crédito sejam criadas com o propósito de incentivar o desenvolvimento do comércio e indústria de nosso Estado e garantir competitividade ao nosso mercado”, pontuou.

Crédito Popular

Uma das ações recentemente firmadas em prol dessa oferta de financiamento foi a disponibilização da Linha “Crédito Popular” que visa atender os profissionais informais e os Microempreendedores Individuais do Estado, que nos últimos meses foram afetados pela pandemia. A linha é um projeto socioeconômico do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FDES/TO), decretado pelo governador Mauro Carlesse e gerido pela Agência de Fomento e que tem como parceiros a Secretaria de Industria e Comércio (Sics) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
 
Plataforma digital

Para agilizar e facilitar o acesso, os interessados na modalidade de crédito popular podem fazer toda a solicitação e envio de documentos através do site: http://intranet.fomento.to.gov.br/servicos/solicitacao-credito/.  

Nessa plataforma os empresários encontrarão um formulário digital de cadastro e opção para anexar as documentações solicitadas, que imediatamente serão direcionados para o e-mail da Agência de Fomento. A documentação necessária também está disponível na plataforma.

O sistema on-line para análise de crédito, tem como objetivo promover um alcance maior dos empreendedores tocantinenses e fomentar o desenvolvimento econômico das regiões interioranas mais distantes.

Para solicitar o crédito, além plataforma digital, a Agência de Fomento realiza atendimento presencial, via agendamento, na sede em Palmas, na Quadra ACSO 11, Rua de Pedestre SO 9, conjunto 03, lote 41, Plano Diretor Sul, ou pelos telefones (63) 3220-9824 e 99260-2994. Em Gurupi na Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Gurupi), os atendimentos são pelo telefone (63) 99993-7063; e em Araguaína na Sede do É Pra Já, pelo (63) 99277-6113.

Outras Linhas

Além dessa modalidade, a Fomento oferece diversas outras linhas de crédito para os empresários tocantinenses, e em virtude do período difícil pelo qual muitos tem passado, por conta da pandemia houve flexibilização na apresentação de documentos e na análise de crédito.