Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), junto com os demais órgãos integrantes do Comitê do Fogo e o Exército, realizaram nova operação integrada de fiscalização de combate às queimadas e incêndios florestais, nesta sexta-feira, 9, desta vez na região sudeste do Estado.

A operação teve início na cidade de Paranã, com uma reunião preparatória, realizada na sede da Promotoria de Justiça, com a participação do promotor de Justiça Gustavo Schult Junior, seguida de uma ação de fiscalização com os objetivos combater os focos de incêndio e registrar o flagrante visando à responsabilização legal dos possíveis autores de crime ambiental.

Além do flagrante de queimadas, a operação busca identificar queimadas recentes e verificar as áreas que estão em vias de colocar fogo nas propriedades, para limpeza do terreno e posterior plantio no período chuvoso que se aproxima. Esta prática é considerada uma tradição de muitos agricultores, apesar das queimadas sem autorização serem ilegais e de o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ter suspendido a concessão de autorizações de queimas controladas.

O patrulhamento ocorreu pelas vias aérea e terrestre, contando com viaturas, drones e aeronaves. Participam da operação o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), procurador de Justiça, José Maria da Silva Júnior, representando o MPTO; o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque; o coordenador-adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Erisvaldo de Oliveira Alves; o comandante do 22º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Carlos Brusch; o subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), major Geremias Teixeira dos Santos Oliveira; e o Comandante de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, tenente-coronel Cleber.

Após Paranã, o grupo seguiu para Dianópolis, onde ocorreu nova reunião na sede da Promotoria de Justiça, com o promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira e equipe; o comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros local, capitão Douglas Ferdinan dos Santos Brito; e servidores do Naturatins. 

Paranã e Dianópolis estão entre as cidades do Tocantins com elevada incidência de queimadas. No ano de 2019, Paranã registrou 984 focos de fogo, que atingiram 7,2% do seu território; enquanto neste ano de 2020 (1º de janeiro a 8 de outubro) já foram registrados 297 focos, que atingiram 2,9% da área municipal.

Já Dianópolis registrou 195 focos em 2019, que atingiram 1,4% da área do município; e 100 focos em 2020, que atingiram 1% da área municipal.

No último dia 2, uma ação integrada de natureza semelhante, reunindo as instituições do Comitê do Fogo e o Exército, ocorreu no Sul do Estado.