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Cultura

Centro de Convenções Mauro Cunha

Centro de Convenções Mauro Cunha Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Centro de Convenções Mauro Cunha Centro de Convenções Mauro Cunha

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo publicou nesta sexta-feira (09), dois editais da Lei emergencial Aldir Blanc, que garante renda emergencial para trabalhadores da Cultura e ajuda de custos para espaços culturais durante o período de pandemia causada pelo novo Coronavírus. Os documentos podem ser acessados no Diário Oficial do Município de Gurupi (DOMG), edição Nº 0092. Confira.

Os editais estabelecem critérios de seleção para os artistas e proprietários de espaços culturais que desejam receber os proventos que somam R$ 588.150,28, oriundos do Governo Federal e repassados para o município de Gurupi. Os documentos também explicam como funcionarão os pagamentos. O cadastro para “Fazedores de Cultura” em Gurupi foi aberto no mês de agosto e foram inscritos 100 artistas e 24 pontos de Cultura. 

Um dos editais é para selecionar projetos para manutenção de espaços artísticos e culturais que tiveram suas atividades interrompidas devido às medidas de isolamento social adotadas durante a Pandemia. Os espaços culturais poderão receber até R$ 9.242,36, divididos em duas parcelas de igual valor.

O outro edital denominado “Ocupa Gurupi de Arte de Rua” irá selecionar 60 projetos de apresentações e intervenções urbanas ou rurais nas mais diversas categorias de arte. Os artistas deverão propor conteúdos culturais que contemplem prioritariamente pessoas em situação de pobreza, vítimas de violência, pessoas em situação de Rua, portadores de necessidades físicas ou intelectuais, jovens, idosos, povos e comunidades tradicionais, negros, ciganos ou indígenas.

Serão selecionados trabalhos nas categorias Dança, Grafite, Circo, Música, Pintura, Teatro de Rua, Performance, Saraus, Recitais, Instalação, Audiovisuais e outras de cunho cultural. As apresentações poderão ser feitas tanto individualmente quanto por coletivos de arte (Grupos já existentes para esta finalidade). Lembrando que a execução destes projetos poderá ser realizada somente ao final do período de Distanciamento Social ocasionado pela Pandemia, com cronograma a ser montado entre os contemplados e a Secult.

Para os 60 projetos, serão destinados R$ 264.667,66. Cada contemplado receberá o valor máximo de R$ 4.411,12.

Inscrições

Os artistas e proprietários dos espaços culturais poderão inscrever seus projetos em até 15 dias após a publicação dos editais. Eles deverão preencher os formulários de inscrição no site da Prefeitura de Gurupi (clique aqui) e entrega-los em envelope lacrado na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada no Centro de Convenções Mauro Cunha, Avenida Maranhão entre Ruas 02 e 03.

Os projetos serão avaliados por uma Comissão de Julgamento, que terá 15 dias para avaliação e seleção dos projetos. O resultado dos contemplados será publicado no site da Prefeitura de Gurupi e divulgado nos meios de comunicação.

Para acessar os extratos dos editais no DOMG, clique aqui. Para acessar a íntegra dos editais no Site da Prefeitura, clique aqui.