Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A coleta das sementes acontece exatamente no início fenológico das espécies do Cerrado

A coleta das sementes acontece exatamente no início fenológico das espécies do Cerrado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A coleta das sementes acontece exatamente no início fenológico das espécies do Cerrado A coleta das sementes acontece exatamente no início fenológico das espécies do Cerrado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), firmou um convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, e captou recursos financeiros no Banco Mundial, para a instalação de um viveiro na instituição de ensino que terá capacidade de produzir por ano até 200 mil mudas de essências nativas do Cerrado.

O Estado conta hoje com cinco Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) instalados, cada um com o seu plano de bacias que tem, dentre outras metas, a recuperação das nascentes, matas ciliares e Áreas de Proteção Permanente (APPs) que estão degradadas. O objetivo do projeto é auxiliar fornecendo mudas e envolvendo os membros dos CBH’s nesse trabalho de educação ambiental.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, “integrar a sociedade nesse projeto ambiental é o mais importante, tendo em vista que a recuperação das áreas vai beneficiar a própria comunidade”. O diretor também destaca que “o produtor rural, que é beneficiário da restauração, vai se comprometer com a Semarh em preservar as nascentes recuperadas e, após o terceiro ano, esse produtor será responsável pela continuidade do projeto”.

Cada CBH vai receber em média de 20 a 30 mil mudas por ano, e já estão trabalhando na catalogação das nascentes que vão receber o plantio.  As ações contam com o apoio das prefeituras e das secretarias de Meio Ambiente municipais que fazem parte do CBH. Anualmente o viveiro vai auxiliar na recuperação de aproximadamente 200 hectares de áreas degradadas.

A coleta das sementes acontece exatamente no início fenológico das espécies do Cerrado e será realizada pelos próximos quatro meses, período que a Semarh vai receber e semear as sementes no viveiro. No início do próximo período chuvoso as mudas já estarão prontas para o plantio. Dentre as sementes que já estão sendo coletadas estão: Ipê, Angico, Sucupira, Mutamba e a Mirindiba.

O viveiro contará com o que há de mais moderno na estrutura para receber as sementes e devolver as mudas com qualidade para os municípios. A data de inauguração será divulgada em breve nas redes sociais e no site oficial da Semarh.