Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) serão submetidos a testes rápidos para identificar se já foram ou não contaminados pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da covid-19. A ação teve início na quarta-feira, 14, e em torno de 3.000 funcionários públicos da pasta farão o exame, no próprio local de trabalho e, em aproximadamente 15 minutos, o servidor já será informado do resultado. Esta é a segunda rodada de exames que a Prefeitura de Palmas realiza entre os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

O teste comprova se a pessoa está com presença de anticorpos no organismo. Ou seja, resultados positivos atestam que houve contato com o vírus ou se a pessoa está com ele atualmente (IGG/IGM).

A secretária da Saúde, Valéria Paranaguá, destaca que todos os servidores serão notificados quanto à realização do teste. A gestora reafirma que a iniciativa é para garantir mais segurança aos funcionários, familiares e colegas de trabalho. “Esta ação é importante para tratarmos da prevenção desses servidores públicos, verdadeiros heróis que estão sempre na linha de frente durante a pandemia. Então o nosso objetivo é oferecer mais segurança aos servidores”, completa.

Na primeira testagem desses servidores, que ocorreu em maio e junho deste ano, os exames realizados foram o sorológico, com a coleta de amostra de sangue. Naquela ocasião, os testes eram encaminhados para o laboratório. Nesta rodada de testagem, o diagnóstico é dado após 15 minutos da realização do procedimento.