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A revista será uma forma de documentar a realidade do profissional socioeducador no estado

A revista será uma forma de documentar a realidade do profissional socioeducador no estado Foto: Lauane dos Santos

Foto: Lauane dos Santos A revista será uma forma de documentar a realidade do profissional socioeducador no estado A revista será uma forma de documentar a realidade do profissional socioeducador no estado

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional ligada à Superintendência de Administração dos Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançou nesta segunda-feira, 19, a Revista “Coletâneas Socioeducação: Vozes do Tocantins” (https://central3.to.gov.br/arquivo/534021/). 

O material possui informações que documentam práticas cotidianas do servidor nas unidades socioeducativas do Estado, podendo ser acessada online para a orientação da melhoria contínua do trabalho no Sistema Socioeducativo e também em pesquisas e trabalhos acadêmicos.

A Revista, que levou sete meses para ser produzida, traz uma abordagem do trabalho executado pelos servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins nestes dois primeiros anos após o primeiro concurso público para a categoria na Seciju.

A gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, Rute Andrade, explicou que o projeto busca dar destaque o trabalho executado pelo profissional de Socioeducação. “Esse projeto nasceu quando fizemos dois anos de concursados e, em novembro de 2019, lançamos a proposta para os servidores registrarem suas práticas porque sabíamos que das muitas realizações nas unidades e também sobre a importância de registrar tudo isso. Então, nossa proposta foi dar visibilidade para as ações realizadas nas Unidades e ao mesmo fortalecer nosso Sistema com orientações acerca da política socioeducativa”, afirma.

O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Gilberto da Costa, destaca que o objetivo é que este material seja apenas o início de um trabalho que irá desenvolver o caráter histórico e documental da profissão. “A sociedade tem que ter mais proximidade deste ofício, uma vez que somente assim poderá também valorizar e contribuir com o profissional”, ressalta.

De acordo com a agente especialista psicóloga, Ana Flávia Campêiz, há diversos fatores, internos e externos que levou a produção de um material bem completo com a temática do profissional socioeducativo no Estado. “Todas as vezes que fazíamos uma pesquisa sobre esta pauta no Tocantins, o material era muito escasso. Isso nos chamou a atenção e pensamos nessa Coletânea para dar mais visibilidade ao servidor tocantinense dentro do cenário do Sistema Socioeducativo, com o foco em valorizá-lo e promovê-lo em âmbito nacional”, explica.

Processo de criação

A revista apresenta várias ações práticas como atividades físicas, artigos de coparticipação com os familiares (Diálogo com sabores), artigos com a rede intersetorial (Café com parceiros), formações com os servidores, atividades na horta (Horta Case e Colhendo o que plantou) entre outras ações socioeducativas direta com os adolescentes (Teia Social).

“A metodologia desenvolvida para a criação da Revista dinamizou ações que foram enriquecedoras para o processo de criação do material, com o objetivo primário de valorização do servidor que atua em contextos vulneráveis e, assim, fortalecendo e efetivando o direito dos adolescentes que estão dentro Sistema Socioeducativo, envolvendo também a família e a comunidade, como predita a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do adolescente”, ressalta Ana Flávia.

O apoio material veio das unidades Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Unidade de Semiliberdade Feminina – (USLF), de Palmas; do Centro de Internação Provisória (CEIP) de Santa Fé e da Gerência da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional (ESFQP), com participação de agentes socioeducativos, agentes em segurança socioeducativos e agentes especialistas socioeducativos.