Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Heguel Albuquerque concorre a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores

Heguel Albuquerque concorre a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Heguel Albuquerque concorre a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores Heguel Albuquerque concorre a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores

Após cinco anos de ativa atuação política pelas causas dos servidores, o presidente licenciado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas, Heguel Albuquerque, concorre a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores. Para Albuquerque, em razão dos inúmeros ataques aos direitos dos servidores e da precarização dos serviços públicos, é fundamental que a categoria tenha representantes no poder legislativo.

Biólogo de formação, com especialização em saúde pública,  atuando no serviço público desde 1998, como Professor nas redes municipal e estadual de educação e como Analista em  Saúde na Secretaria Municipal de Saúde, Albuquerque também tem uma longa  bagagem na militância social e desde o ensino médio se engaja nas lutas por direitos, tendo exercido  a função de presidente do Grêmio Estudantil ainda no colégio, militado posteriormente no movimento SOS Unitins e nos últimos anos, pelas causa dos direitos dos servidores à frente do Sisemp. 

Entre as causas do postulante a vereador, além dos direitos dos servidores, estão a educação para a cidadania, saúde pública universal e transparência na gestão pública. “Como Sindicalista acompanho o portal da transparência e as audiências públicas de prestação de contas na Câmara Municipal de Vereadores e o que percebi foi a falta de transparência e acesso aos dados públicos. Precisamos ser mais vigilantes e atuantes ao cobrar mais clareza no uso dos recursos públicos”, afirma Albuquerque. 

Como morador do Setor Irmã Dulce há 8 anos, a regularização fundiária também é pauta do candidato que sente na pele as consequências da falta de serviços públicos em bairros não regularizados e falta de compromisso dos gestores com os moradores destes locais. Por isso, também pretende atuar nesta causa com a finalidade de melhorar as  condições de vida dessas populações.

Quanto aos direitos dos servidores, Albuquerque lembra que a categoria tem enfrentado um período de precarização e ataque a direitos garantidos, em que a sociedade é constantemente colocada contra os servidores públicos, como se estes fossem os responsáveis pelas crises enfrentadas no País.  Por isso a necessidade de representantes no poder legislativo. 

À frente do Sisemp, o candidato foi responsável por mobilizações na Câmara de Vereadores e nas ruas da Capital em que foram conquistados direitos como a regularização das progressões, pagamento de data-base em dia e jornada de seis horas, entre outras conquistas.

“Nossa causa não é só a do servidor, é a da cidadania. Isto se conquista com serviços públicos de qualidade, com servidor público valorizado”, afirma.