Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Alan Barbiero durante visita à UFT, instituição que ele comandou a implantação

Alan Barbiero durante visita à UFT, instituição que ele comandou a implantação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Alan Barbiero durante visita à UFT, instituição que ele comandou a implantação Alan Barbiero durante visita à UFT, instituição que ele comandou a implantação

Candidato a prefeito do Podemos, Alan Barbiero comemorou, nesta sexta-feira, 23 de outubro, o aniversário de 20 anos da sanção da lei 10.032, que criou a UFT (Universidade Federal do Tocantins). A lei foi resultado de muita luta em um movimento histórico de estudantes, denominado “SOS Unitins”. “Eu digo que aqueles estudantes não apenas lutavam por uma reivindicação própria, como também foram decisivos para o desenvolvimento de Palmas e do Tocantins”, ressaltou.

Vitorioso, o movimento viu em 23 de outubro de 2000 a lei ser promulgada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Depois de virar lei, a luta não parou, pois o movimento e q comunidade em geral precisou brigar pela implantação da universidade, que ocorreu em 2003 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Isso tudo foi um processo, que contou com um papel importante do presidente FHC pela sanção da lei e um papel importante do presidente Lula na implantação da universidade determinando que o Ministério da Educação desse as condições necessárias para isso”, destacou Alan Barbiero, primeiro reitor da instituição e responsável por coordenar a implantação da universidade.

Para o candidato, a UFT é resultado da soma da mobilização popular com articulação com todas as frentes políticas e muito interlocução com o governo federal.

Aprovado no primeiro concurso de professor da instituição, o candidato encampou a luta da criação da universidade e foi eleito o primeiro reitor da UFT com mais de 80% dos votos. Depois, foi reeleito com mais de 90% dos votos, permanecendo por quase nove anos à frente da universidade, principal instituição de educação do Tocantins. “Eu tenho certeza que todas as pessoas em Palmas têm algum parente ou conhecem alguém que já passou pela UFT. Uma universidade desse tamanho muda a realidade de um município e de um Estado”, pontuou.

Transformação

Nesse período à frente da universidade, Alan Barbiero liderou um processo de transformação que deixa raízes em Palmas e no Tocantins até hoje. “Claro que não se faz nada sozinho e contamos com um corpo técnico, com um grupo de professores, com alunos e uma comunidade envolvida, mas ressalto que depois da criação de Palmas, a implantação da UFT aqui na Capital é com certeza o fato mais significativo da história da nossa cidade”, frisou.

Além da Palmas, outros sete campi foram instalados no Estado. Durante o seu período à frente da universidade, 20 mil alunos concluíram o ensino superior e cerca de 60 cursos foram criados. “Uma sociedade só melhor de verdade com a educação. Graças a Deus e a muitas pessoas que me ajudaram, eu tive a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento da educação de verdade na nossa Capital e no nosso Estado. Caso tenha a honra de ser eleito, tenho certeza que vou poder contribuir com a melhora da nossa educação, deixando ela muito mais tecnológica e preparando as nossas crianças para o futuro. Bons professores a rede municipal têm de sobra”, disse.