Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neymar é um dos grandes nomes do futebol brasileiro atualmente, disso não há dúvidas. O menino revelado pelo Santos cresceu e teve grandes momentos em sua carreira, jogando pelo Barcelona e PSG, onde está atualmente. Além disso, vestindo a camisa da Seleção Canarinho, Neymar vem batendo recordes.

No último jogo do Brasil, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, o atacante marcou três gols na vitória contra o Peru, o que lhe fez chegar a 64 gols com a camisa da seleção. Desta maneira, Neymar ultrapassou um dos mais famosos atacantes brasileiros de todos os tempos, Ronaldo Fenômeno, que conta com 62. Além disso, ele está somente 13 gols atrás da maior lenda do futebol, o nosso Rei Pelé.

Se pensarmos que Neymar só tem 28, as possibilidades dele ultrapassar a marca de Pelé e se tornar o maior artilheiro da seleção brasileira são realmente grandes.

Porém, apesar de toda sua habilidade e ótimos números, o jogador ainda não é considerado um ídolo do futebol brasileiro, posto que Pelé e Ronaldo certamente ocupam.

O talento de Neymar é indiscutível e, apesar de muitos não gostarem de sua maneira despojada e brincalhona, ele é o melhor brasileiro da atualidade. Entretanto, existem certas coisas que acabam não o levando ao patamar de ídolo.

A primeira poderia ser a sua tendência a desperdiçar chances consideradas fáceis. Isso ficou bem claro na última Liga dos Campeões, onde o PSG poderia ter se sagrado campeão. Muitas casas de apostas esportivas no Brasil apostaram que Neymar encontraria o fundo das redes na final. O que provavelmente teria acontecido, se ele não tivesse perdido algumas chances cara a cara com o goleiro alemão Manuel Neuer. Se pensarmos em Ronaldo, ele era um atacante matador, que raramente desperdiçava as oportunidades que tinha.

Há também o fato de que muitos consideram que ele caí por qualquer mínimo contato. É claro que Neymar sofre, de fato, muitas faltas durante os jogos devido ao seu grande talento e a dificuldade de marcar um jogador rápido e habilidoso quanto ele. Mas mesmo assim, algumas vezes podemos ver que ele desiste da jogada preferindo forçar uma falta.

Além disso, há o fato considerado principal nesta comparação com os dois grandes goleadores da seleção brasileira: a falta de títulos. Apesar de ter conquistado troféus importantes com o time do Barcelona, Neymar ainda não conseguiu levar a seleção brasileira para uma conquista importante. Houve não só a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, mas também duas Copas Américas onde a seleção não teve um desempenho tão bom.

Enquanto isso, Pelé e Ronaldo marcaram seleções vitoriosas na história do futebol brasileiro e levantaram a tão adorada Copa do Mundo, sendo protagonistas da seleção canarinho.

Em 2022, Neymar terá uma nova chance de levar o Brasil ao seu hexacampeonato mundial e, quem sabe, ultrapassar Pelé no número de gols. Desta maneira, talvez ele finalmente consiga se estabelecer como um dos ídolos do futebol brasileiro.