Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o candidato a prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), da Coligação A Transformação Continua, assegurou que haverá mais vagas de atendimento de saúde nos bairros por meio da telemedicina, caso seja eleito. O candidato informou que, além das consultas normais presenciais, o sistema de atendimento remoto estará disponível para acompanhar pacientes com doenças crônicas.

“O Conselho de Medicina e o Senado aprovaram as consultas por vídeo, a telemedicina, já adotada por grandes hospitais e planos de saúde. Em Araguaína, testamos o sistema na pandemia, acompanhando de perto os pacientes com doenças crônicas que precisam ir às unidades constantemente”, disse Wagner.

O candidato ainda explicou sobre a ampliação dos atendimentos. “Agora, além das consultas normais, teremos a telemedicina, com especialistas à disposição dos postinhos, com atendimento ágil, seguro e sem filas e com mais conforto para nossos pacientes”, citou.

O atendimento remoto foi realizado durante a pandemia da covid-19 e realizou em dois meses mais de quatro mil consultas e quase 12 mil procedimentos de saúde a pacientes sem sair de casa.

A telemedicina

A telessaúde dá suporte diagnóstico de forma remota e torna possível, além da consulta, a interpretação de exames, orientação e a emissão de laudos médicos. As consultas por meio da plataforma digital são feitas ao paciente em espera na regulação municipal.

O ambulatório do Município disponibiliza profissionais médicos para atendimentos em 13 especialidades, entre elas cardiologia, neurologia, psiquiatria, gastrenterologia, reumatologia, ortopedia e outros, tendo uma média de 1.500 consultas mensais.

Mais tecnologia

O plano de governo de Wagner ainda pretende implantar mais tecnologia na saúde com o aplicativo de agendamento de consultas. O objetivo é ampliar o acesso às consultas nas UBS e tornar possível que os pacientes acompanhem informações referentes aos serviços realizados pela Atenção Básica.