Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marco Antônio

Foto: Marco Antônio

No mês de combate ao câncer de próstata por meio da campanha nacional Novembro Azul, o candidato a prefeito da coligação A Transformação Continua, Wagner Rodrigues (Solidariedade), lembra que seu plano de governo traz o programa Homem Araguainense. A proposta permitirá a ampliação dos atendimentos preventivos para homens na rede municipal de saúde.

De acordo com o programa, serão ofertados exames laboratoriais para homens maiores de 40 anos com orientação e acompanhamento permanentes. “Teremos ações durante todo o ano nas unidades de saúde para que os homens possam lembrar de cuidar da sua saúde. Sabemos da dificuldade que os homens têm se cuidar e, com mais ações, podemos ter mais adesões para exames preventivos”, citou Wagner.

O câncer de próstata mata 15 mil brasileiros por ano e é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. A doença geralmente se desenvolve em homens mais velhos, principalmente naqueles com mais de 65 anos.

O objetivo do programa é combater a falta de informação e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Araguaína, são mais de 15 mil homens com idade acima de 40 anos cadastrados nas UBS.

Além das ações do programa, são propostas do Wagner para a saúde cursos intensivos para capacitação dos profissionais de saúde frente aos programas desenvolvidos na Atenção Básica e à ampliação das ações de saúde nos bairros mais carentes, por meio de campanhas ou ações continuadas.

Especialidades

O programa Homem Araguainense será mais uma das especialidades implantadas pela Prefeitura nos últimos anos. Nas gestões do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), o atendimento às mulheres e pessoas com deficiência também tiveram ações e unidades específicas de atendimento.

Foram implantados por Dimas o Centro Especializado de Reabilitação (CER), a Clínica-Escola Mundo Autista e a Clínica da Mulher. As unidades ofertam serviços gratuitos e são inéditos na cidade.