Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Captação de Órgãos

Captação de Órgãos Foto: André Araujo

Foto: André Araujo Captação de Órgãos Captação de Órgãos

O Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizou nesta quarta-feira, 11, a oitava captação de órgãos de 2020.  Os órgãos: coração e fígado, foram captados de um jovem, vítima de arma de fogo, que deu entrada na unidade hospitalar no início do mês, cujo quadro evoluiu para morte encefálica. Os órgãos serão enviados para Brasília-DF.

“Há muitas pessoas aguardando por transplantes no Brasil. A doação de órgãos é um ato de amor que beneficia muitas vidas. Para que a doação aconteça, a família tem que ser favorável, por esta razão, é importante expressarmos em vida aos nossos familiares o desejo de ser doador”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins, Suziane Crateús.

O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Geral de Palmas (HGP), Vinicius Gonçalves Boaventura afirmou que,  “Nosso trabalho é  viabilizar todo o processo da realização do protocolo de morte encefálica e, se confirmado, oferecer o direito as famílias de optarem pela doação dos órgãos,  dar suporte durante o  processo de doação e captação dos órgãos . O ato de doar neste momento de dor, a família dizendo sim, vai salvar outras vidas".

O Hospital conta com uma equipe qualificada e específica, que atua na unidade. O processo de captação é realizado pela equipe externa que irá receber e transportar os órgãos. Nesta missão, foram cinco pessoas envolvidas, que se deslocaram de Brasília com o apoio da Força Aérea Brasileira para a captação. A operação contou com o apoio da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, que auxiliou durante deslocamento com rapidez ao aeroporto.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo muitas vezes é uma decisão difícil para as famílias. “Hoje contamos uma equipe qualificada, que se dedica para sensibilizar as pessoas de que esse é um grande ato de solidariedade e amor ao próximo, que irá salvar vidas”, destacou.

Com funciona a doação?

Para que aconteça a doação, é necessário que a família tenha conhecimento do desejo de ser doador, uma vez que parte dela a autorização para captação dos órgãos. A autorização deve ser concomitante ao quadro de morte encefálica, ou seja, quando ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é mais possível. Neste tipo de quadro, os órgãos permanecem ativos por um curto período de tempo, o que permite então a captação para que sejam remetidos aos receptores.