Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Gilsiandry Carvalho

Foto: Gilsiandry Carvalho

Para garantir transparência a todas as etapas do processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, neste sábado (14/11), audiência pública para sorteio de seis urnas que serão auditadas no dia da votação. A solenidade foi realizada pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) no auditório do TRE-TO e transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube.

Para o juiz presidente da Cave, Rubem Ribeiro de Carvalho, a auditoria garante a integridade do processo eleitoral e comprova que a eleição é totalmente segura. “As urnas oferecem um pleito seguro e tranquilo. A nossa ideia é mostrar à sociedade que a votação é totalmente transparente e 100% segura”, frisa. 

Para a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sobre Condições Normais de Uso, três urnas foram sorteadas. Os equipamentos são encaminhados para a sede do TRE-TO e a auditoria é realizada paralelamente às eleições, na mesma data e horário (15/11, de 7 às 17 horas). Urnas sorteadas:

1 - Zona eleitoral: 29ª Palmas

      Município: Palmas

      Seção: 299 

      Local: Escola municipal Aurélio Buarque de Holanda

 2 - Zona eleitoral: 33ª Itacajá

Município: Itapiratins 

Seção: 20

Local: Colégio Estadual Rezende de Almeida

3 - Zona Eleitoral: 3ª Porto Nacional

Município: Silvanópolis 

Seção: 96 

Local: Escola Municipal Caminho Suave

Já para a Auditoria de Verificação da Autenticidade e da Integridade dos Sistemas Instalados nas Urnas Eletrônicas, outros três equipamentos foram sorteados. Esta auditoria ocorre na própria seção eleitoral, antes do início da votação. Urnas sorteadas

1 - Zona eleitoral: 7ª Paraíso do Tocantins

Município: Paraíso do Tocantins

Seção: 169

Escola Municipal Professora Adélia Aguiar Barbosa

2 - Zona eleitoral: 5ª Miracema

Município: Miracema

Seção: 86

Local: Universidade Federal do Tocantins

3 - Zona eleitoral: 20ª Peixe

Município: São Valério

Seção: 85

Local: Escola Municipal Getúlio Vargas

29ª ZE

Logo após a definição das urnas, a 29ª Zona Eleitoral de Palmas realizou a cerimônia de recolhimento e remessa da urna sorteada para realização de auditoria da votação eletrônica.  A urna de Palmas, que já estava instalada na seção 299, na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, foi levada para a sede da 29ª ZE e passou por conferência antes de ser encaminhada ao TRE-TO.  

Conforme destaca o juiz da 29ª ZE, Lauro Augusto Moreira Maia, o sorteio das urnas às vésperas das eleições é importante porque frisa o processo de transparência e segurança da Justiça Eleitoral. “As urnas são escolhidas aleatoriamente para evitar que digam que a Justiça Eleitoral selecionou determinada urna. Após essa escolha, ela vai para o TRE, quando ocorrerá uma eleição paralela, que é novamente um mecanismo para averiguar se a urna é confiável, porque será verificado se ela registrou corretamente os votos. O processo também é para mostrar à sociedade que não existe esse mito criado em fake news por uma parte das redes sociais, onde julgam que a urna eletrônica não produz um processo eleitoral seguro”, explica. (Luana Fernanda - jornalista voluntária na 29ª ZE de Palmas)