Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Agência de Metrologia orienta consumidores sobre compras seguras na Black Friday

Agência de Metrologia orienta consumidores sobre compras seguras na Black Friday Foto: Fabrício Mendonça

Foto: Fabrício Mendonça Agência de Metrologia orienta consumidores sobre compras seguras na Black Friday Agência de Metrologia orienta consumidores sobre compras seguras na Black Friday

Novembro é o mês da tão esperada Black Friday, tradicional promoção que visa aquecer o comércio e as vendas, bem como de oportunizar ao consumidor adquirir produtos com preços exclusivos. Para orientar melhor as relações de consumo, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), faz um alerta aos consumidores e público em geral sobre a importância de se atentarem quanto ao selo de aprovação pelo Inmetro no produto que se pretende comprar, devendo ser levado em consideração que todos os produtos devem ostentar o selo do de Identificação. 

Chapinhas, barbeadores, secador de cabelo, fritadeira elétrica, liquidificador, panelas elétricas, batedeiras, aparelhos de televisão, eletrodomésticos, aparelhos de ar condicionado, entre outros, devem ostentar uma etiqueta do Inmetro.

O presidente da AEM, Rérison Castro, considera ser de grande importância que o consumidor só realize a compra de produtos com certificação pelo Inmetro, isso significa que o produto a ser adquirido está apto à comercialização, gerando maior segurança e conforto ao consumidor.  A AEM atua visando a concorrência leal, a proteção à vida humana, animal e vegetal, a proteção ao meio ambiente e a prevenção de práticas enganosas de comércio, a fim de garantir a qualidade dos produtos que estão disponíveis para comercialização. “Enquanto órgão ligado ao Sistema de Defesa do Consumidor, temos trabalhado no sentido de orientar a sociedade e fomentar a constante busca para aprimorar a qualidade”, aponta o presidente.

A importância do Selo Inmetro

Todos os produtos fabricados devem contar com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Ele é a principal evidência de que a mercadoria passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação. Isso significa menor probabilidade de acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança dos usuários.

Assim, tudo o que o consumidor compra e que possui a certificação, é um produto que merece confiança, podendo ser adquirido com a certeza de que segue os regulamentos e a legislação e que oferecem segurança no seu uso, desde que, evidentemente, sejam utilizados dentro de suas aplicações e com os cuidados necessários. 

Embalagem também é propaganda

Os rótulos, embalagens e etiquetas também são propagandas e não podem ser enganosos. Ao certificar um produto, o Inmetro se torna responsável por assegurar que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens da mercadoria pode ser visto como verdade. Isso quer dizer que a empresa fabricante se compromete com todas as informações, desde a quantidade que comporta, a energia que utiliza, os riscos à saúde, entre outros.

A garantia é a Nota Fiscal

A Agência de Metrologia orienta a todos os consumidores que busquem priorizar as compras de mercadorias em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas formais e que forneçam a nota fiscal do produto.

“Além de contar com a certificação Inmetro, é importante que o consumidor procure pontos de venda legalmente estabelecidos e exija a nota fiscal, pois caso haja alguma desconformidade é através da nota que é possível o rastreamento dos dados do fabricante e do produto para as providências devidas”, destaca Rérison, presidente da Agência de Metrologia.