Uma pesquisa exclusiva sobre a Black Friday, realizada pela Tecban, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema financeiro do país mais eficiente e inclusivo, revela que os consumidores da região Norte estão dispostos a fazer investimentos significativos na data.
A maior parte dos entrevistados, 22,90%, concentra seu planejamento de gastos na faixa entre R$ 201 e R$ 500. Já uma elevada parcela, de 22,18%, que projeta gastar em produtos com valor acima de R$ 1.000. Outros 19,75% dos respondentes visam um gasto intermediário, entre R$ 501 e R$ 1.000.
As faixas de menor intenção de desembolso incluem: até R$ 50 (13,63%); entre R$ 101 e R$ 200 (9,49%); e 9,97% entre R$ 51 e R$ 100.
No que se refere às categorias de compra, a de alimentos e bebidas lidera a preferência na região Norte, com 21,17% das respostas. Em seguida, as categorias mais procuradas são: eletrodomésticos (16,97%); artigos para casa (15,96%); eletrônicos (14,32%); e esportes e fitness (13,19%).
Os segmentos com menor intenção de compra são: higiene e beleza (7,57%); moda e vestuário (6,66%); e viagens (4,16%).
“Os números da Região Norte reforçam a tendência observada em todo o país: a Black Friday se tornou uma oportunidade para o consumo inteligente dos clientes. O foco no segmento de alimentos e bebidas pode indicar que os consumidores estão utilizando o evento para adquirir itens com menor custo, como uma forma de driblar a alta dos preços e manter o controle do orçamento doméstico a longo prazo", explica Rodrigo Maranini, gerente de Produtos e Canais de Distribuição da Tecban.
O estudo foi realizado em caixas eletrônicos do Banco24Horas, solução do grupo Tecban, distribuídos por toda a Região Norte, e contou com 3.170 respostas de clientes, nos dias 20 a 24 de outubro.

