Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador em exercício do Estado do Tocantins, deputado estadual Antonio Andrade, está dando continuidade à agenda do Executivo Estadual de receber prefeitos e vice-prefeitos eleitos para ouvir demandas e fechar parcerias. Somente na manhã desta segunda-feira, 23, 21 futuros gestores foram recebidos no Palácio Araguaia.

Aos eleitos, Antonio Andrade reforçou a importância das parcerias estabelecidas entre o Governo Estadual e as gestões municipais, para que a população seja beneficiada de forma mais eficaz. "Estamos dando continuidade à agenda já iniciada pelo governador Mauro Carlesse, ao atender prefeitos e oferecer todo o auxílio necessário para que eles consigam fazer uma gestão com resultados, beneficiando diretamente a população. Aqui no Palácio Araguaia, os gestores vão encontrar parceria e apoio constantes, porque esta é uma gestão municipalista", destacou.

Primeiro a ser recebido, o prefeito eleito de Natividade, Thiago Jayme Rodrigues de Cerqueira, acompanhado de seu vice Felipe Ferreira, trouxe a demanda de um sonho antigo da região, a implantação de uma faculdade pública. "Gostaria de agradecer muito ao governador em exercício, que tem sido um grande parceiro para a região e está junto conosco, já trabalhando para que consigamos implantar uma faculdade e ofertar mais chances a quem não tem tanta oportunidade. É um sonho antigo que vamos trabalhar para realizar”, afirmou.

Acompanhado do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Resende, o governador em exercício reforçou que tem um compromisso com a região sudeste e que não medirá esforços para levar um polo da Unitins para o município de Natividade.

"O jovem sai muito cedo daquela região, porque não tem condições de continuar o ensino superior lá, não há esta oportunidade. Vamos trabalhar para implantar mais um polo da Unitins e, se for necessário, eu me disponibilizo a destinar emendas para esta causa tão importante. O reitor vai fazer um estudo para que possamos trabalhar na implantação, a exemplo do que o governador Carlesse está fazendo com a região do Bico do Papagaio, levando uma faculdade de medicina para aquela região”, ressaltou.

Também foram recebidos, nesta manhã, os futuros gestores do município de Paranã, Fábio da Farmácia e seu vice Valdemir Arcanjo, que destacaram a alegria e a gratidão pelo apoio que o Governo do Tocantins tem manifestado. “A gente fica muito grato do Governador nos receber, nos mostrar o planejamento financeiro para 2021, no intuito de estreitar relações e demonstrar que realmente quer trabalhar em prol dos municípios. Ele nos mostra que o Estado é o braço direito e tem empenho e vontade de fazer as coisas acontecerem. Juntos, teremos uma parceria forte para beneficiar nosso povo”, afirmou o prefeito eleito Fábio da Farmácia.

Já o prefeito eleito de Palmeirante, Raimundo Brandão dos Santos, também acompanhado pelo vice-prefeito eleito, Mauro Sérgio, reforçou que todo apoio é bem-vindo, principalmente do Governo do Estado. “Nós temos um município com uma extensão territorial muito grande, por isso precisamos ainda mais de apoio, para conseguirmos levar mais melhorias para a região. Trouxemos algumas demandas para conhecimento do Governador e a gestão avaliará tudo com bons olhos”, reforçou.

Acompanhando o prefeito eleito de Palmeirante, o deputado estadual Jair Farias fez questão de destacar a importância dessa agenda institucional feita pelo Governo e das parcerias que vêm sendo estabelecidas. “Onde não há união não há prosperidade, ela é necessária para que se tenha conquistas. Esta ação de receber os prefeitos e ouvir as demandas é mais uma prova de que temos um governo municipalista. Eu, enquanto parlamentar estadual, fico muito feliz de ver a garantia que o Governo vem dando, de que o ano de 2021 será de muito trabalho e que as obras vão acontecer, gerando emprego e renda para o nosso povo”, afirmou o deputado.

Durante o encontro com o governador em exercício, cada prefeito eleito também pode conferir a situação dos municípios por meio de um levantamento prévio dos recursos que serão executados em 2021. As informações foram passadas pelo secretário Executivo do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva Moura.

Eleitos recebidos

Acompanhados dos seus vices, o governador em exercícios recebeu, nesta segunda, os prefeitos dos seguintes municípios: Almas, Wagner Nepomuceno Carvalho (Vaguinho); Axixá, Auri Wulange Ribeiro Jorge (Doutor Auri); Caseara, Ildislene Santana; Chapada de Natividade, Elio Dionízio; Fátima, José Antônio Santos Andrade (Zé Antônio Andrade); Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues; Itacajá, Maria Aparecida Lima Rocha Costa (Aparecida); Itaporã, José Rezende Silva (Zé Rezende); Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos (doutor Thiago); Maurilândia, Rafael Maracaípe de Almeida (doutor Rafael Maracaípe); Natividade, Thiago Jayme Rodrigues de Cerqueira (doutor Thiago); Nazaré, Clayton Paulo Rodrigues (Clayton); Palmeirante, Raimundo Brandão dos Santos (Raimundinho Brandão); Paranã, Phabio Augustus da Silva Moreira (Fábio da Farmácia); Pequizeiro, Jocélio Nobre da Silva (Jocelio Nobre); Santa Fé do Araguaia, Vicença Vieira Dantas Lino da Silva (Vicença Lino); Santa Tereza, Antônio Campos; São Valério, Olímpio Arraes; Silvanópolis, Gernivon Adão Pereira Rosa (Gernivon); Tocantinópolis, Paulo Gomes de Souza (Paulinho); Tupirama, Ormando Brito Alves (Ormando).