Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante reunião ordinária o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins aprovou o apoio ao projeto de paridade para os cargos de direção da instituição. O colegiado mostrou-se favorável de que a medida comece a valer nas eleições de 2021. 

A matéria que teve aprovação unânime no Colégio de Presidentes Seccionais do CFOAB, está sendo discutida em vários órgãos da OAB e será apreciado em reunião do Conselho Federal da OAB ainda em dezembro para decisão definitiva.

“A OAB Tocantins deixa marcada na história sua posição em favor da equidade entre homens e mulheres. Acredito que a melhor maneira de se posicionar é assim, com amplo debate e atitude, e isso este conselho nunca teve receio de fazer durante toda a nossa gestão. Se as mulheres são metade dos inscritos na Ordem, nada mais justo que ocupem metade também dos cargos de direção”, defendeu o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

Para a vice-presidente da OAB/TO, Janay Garcia, a medida reafirma o compromisso da Ordem com a construção de uma sociedade e um sistema de representação mais justo.

“A conquista da paridade na OAB é sem sombra de dúvidas uma demonstração de que o nosso Conselho Seccional e o CFOAB são favoráveis a igualdade de gênero, da paridade e acima de tudo são leais aos compromissos firmados outrora”, destacou Garcia.

A Conselheira Federal da OAB/TO, Kellen Pedreira, relembrou a luta histórica das mulheres e as conquistas que permitiram que atualmente a paridade fosse aprovada na OAB/TO. 

“Sabemos que nosso Presidente Gedeon, diretoria e todos os integrantes do Conselho, sempre foram sensíveis à pauta da mulher Advogada. É uma honra fazer parte dessa história! Quando começamos ainda em 2015 a luta era pelo percentual de 30% nas chapas, com o Movimento Mais Mulheres na OAB/TO e com muita luta fomos vitoriosas. Agora isso se concretiza com 50% das vagas. Democracia é paridade de gênero. Ganha a mulher advogada, a advocacia e a população”, disse Pedreira.

ABMCJ/TO comemora

A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Tocantins, Elaine Noleto, participou da reunião histórica do Conselho Seccional da OAB/TO e também comemorou a aprovação da paridade.  

“Não há mais tempo para o adiamento de políticas que privilegiem ações afirmativas. Não é diferente quanto às políticas que devem ser implementadas para que mulheres ocupem os espaços de poder e possam efetivamente se posicionar quanto à tomada de decisões no sistema OAB”, disse a presidente da ABMCJ/TO, Elaine Noleto.

Jovens Advogadas

Em 2020 a OAB/TO Fez história nomeando pela primeira vez em 30 anos uma mulher para presidir a Comissão da Advocacia Jovem. A aprovação da paridade é um indicativo que vinha sendo demonstrado através do avanço de mulheres ocupando cargos de direção na instituição.

"Nós jovens advogadas estamos muito felizes com mais essa vitória. Parabéns OAB Tocantins por abraçar e apoiar essa pauta, sem dúvidas à representação numérica igualitária e paritária tornará os espaços políticos mais democráticos, harmonizando as diferenças", ressaltou a presidente da CAJ, Iara Lima.