Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

O Município de Guaraí recebeu o Selo Unicef 2017-2020 por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A divulgação do resultado, com os municípios certificados, aconteceu na manhã desta terça-feira, 08/12, em um evento virtual.

Dos 1.900 municípios, participantes da edição 2017-2020, de 18 estados, do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, 431  receberam o título. No Estado do Tocantins, Guaraí e Bandeirantes do Tocantins foram os aprovados com o Selo Unicef 2017-2020.

Nesta terça-feira, 08, no Auditório da Prefeitura de Guaraí, jovens, adolescentes secretários municipais, acompanharam a live com a divulgação dos municípios que alcançaram os resultados propostos pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, apresentando avanços, acima da média nacional, em educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.

Como Guaraí conseguiu

Graças ao planejamento e união das pastas da Prefeitura de Guaraí, o Selo Unicef foi consolidado no município. Os projetos sociais desenvolvidos para crianças e adolescentes e os 8 Desafios tiveram suas atividades realizadas. Por meio da plataforma Busca Ativa, o combate à exclusão escolar foi concluído.

“Educação, Saúde e Assistência Social, todas essas áreas se uniram em um planejamento, cada grupo tem um papel específico, desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência dos estudos”, explica a prefeita Lires Ferneda.

Saúde

Em parceria com o Hospital Regional de Guaraí (HRG), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) promovem o projeto Visita Guiada, para gestantes. As futuras mamães são encaminhadas para conhecimento da maternidade e os procedimentos no dia do parto.

A Secretaria Municipal da Saúde também implantou o projeto Grupo de Gestantes. São acompanhamentos sobre saúde bucal do bebê, orientações alimentares, mudanças emocionais, amamentação e informações dos direitos trabalhistas. Elas recebem atendimento com profissionais da psicologia, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional da educação física e médico. Cada mês, uma das oito unidades de saúde do município promovem o acompanhamento especial.

Em Guaraí, os bebês quando nascem passam por uma avaliação de frenectomia (cirurgia realizada para remover o freio labial ou lingual). “Não é um procedimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza o profissional da área da odontologia, especialista no procedimento”, explicou a Secretaria Municipal de Saúde.

Semana do Bebê

No mês de maio de 2020, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou a Semana do Bebê, uma ação apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os profissionais da saúde do município realizaram lives com diversos temas que envolveram orientações de saúde na infância.

“Bebê Prefeito 2020” de Guaraí

O pequeno Luiz Filipe Ferreira dos Santos, que nasceu no dia 12 de maio, é o “Bebê Prefeito 2020” de Guaraí. O título foi entregue pela prefeita Lires Ferneda, simbolicamente, a uma criança nascida na cidade, parte da programação da Semana do Bebê, estratégia de mobilização social voltada à primeira infância, que aconteceu no mês de maio de 2020.

Live Selo Unicef: profissionais da educação, jovens e adolescentes são orientados sobre direitos sexuais e reprodutivos

Cerca de 20 profissionais da Rede Municipal da Educação de Guaraí participaram de lives para capacitação com o tema: “Direito Sexual e Reprodutivo dos Adolescentes”. A ideia é que esses profissionais possam multiplicar conhecimentos por meio de novas metodologias dentro das escolas do município.

As capacitações foram realizadas pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Kátia Aguiar. Uma das lives, (Prevenção da Gravidez não Planejada na Adolescência), contou com a participação de jovens e adolescentes que participam dos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Agentes de Saúde

Durante as visitas domiciliares, os agentes de saúde registram os alunos, em idade escolar, que não estão estudando e repassam essas informações, via Sistema, para o Busca Ativa.

Os agentes de saúde são os incentivadores da população. Eles orientam sobre a importância de levar as crianças, nas unidades de saúde, para pesagem e demais atendimentos.

Educação

A Rede Municipal da Educação de Guaraí tem capacidade de atendimento para 2,9 mil alunos. Atualmente, o município conta com 2,3 mil alunos matriculados e 600 vagas disponíveis para Educação Infantil e Fundamental, distribuídas nas 8 unidades educacionais. A ampliação e oferta de vagas possibilitou o atendimento de 100% dos alunos, por isso, não consta registro de crianças que tenham solicitado vagas e não foram atendidos.

Na execução das políticas públicas do Selo Unicef, a Prefeitura de Guaraí promoveu campanhas sobre alimentação escolar e produziu um vídeo documentário mostrando os caminhos da alimentação, desde sua produção até ser servido para as crianças. A alimentação nas escolas do município é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico e preparado pela nutricionista.

“Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional”, garantiu o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes.

Esporte

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, implantou, em 2017, o projeto de iniciação esportiva Geração Campeã. As atividades nas modalidades de futebol de campo, salão, e capoeira, atendem cerca de 155 crianças e adolescentes que participam das aulas no Ginásio Esportivo Dr. Pedro Zanina, e no Estádio Municipal Delfinão, nas segundas, quartas e sextas, no contraturno escolar.

Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promove aulas de balé, karatê, artes, músicas, teclado, violão, instrumento de sopro, fanfarra e percussão), além das aulas para práticas esportivas de futsal, tênis de mesa e basquete. São 1.060 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais.

Prefeitura de Guaraí investe na aquisição de instrumentos musicais em benefício de crianças e adolescentes dos projetos sociais

Com o olhar voltado aos projetos sociais, ligados a crianças e adolescentes, a Prefeitura de Guaraí investiu na aquisição de instrumentos musicais para reforço nas oficinas de música, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Chegaram, no mês de novembro de 2020, 19 novos instrumentos musicais. São: 5 clarinetes, 6 trompetes, 3 saxofones Sib, 3 Saxofones Mib, e 2 trombones em C. Foram investidos R$ 26.597,00 de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social de Guaraí.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na edição 2017-2020, os municípios que recebem o Selo Unicef se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos a educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.