Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Clayton Crystus Para o secretário, a Audiência é uma oportunidade para mostrar como estão sendo utilizados os recursos públicos Para o secretário, a Audiência é uma oportunidade para mostrar como estão sendo utilizados os recursos públicos

O secretário de Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, esteve na manhã desta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa (AL-TO), para participar da Audiência Pública de prestação de contas dos recursos da saúde do 1º e 2º Quadrimestres de 2020. Os números foram expostos na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, da Casa de Leis.

Segundo Edgar Tollini, a Audiência Pública é uma oportunidade relevante para mostrar como estão sendo utilizados os recursos públicos. “A Secretaria tem como primazia, a transparência. Sabemos da nossa responsabilidade, e buscamos apresentar com clareza para os deputados e a sociedade os gastos feitos. E esse detalhamento faz uma diferença, para saber onde estão os nossos gargalos”, explica o gestor.

O orçamento aprovado da SES em 2020, foi de R$ 1.713.196.009,00. Durante a audiência, foram apresentados os gastos e investimentos na saúde do Tocantins nos primeiros meses deste ano. A previsão anual de 2020 era aplicar 16,37% de recursos próprios em saúde, entretanto, já no segundo quadrimestre a SES aplicou 17,61%, superando a meta estabelecida.

O Tocantins também superou nos dois quadrimestres, as metas de taxa de mortalidade infantil, redução ao ano da proporção de nascidos vivos de mães adolescentes de 10 a 19 anos e zerou fila da hemodiálise. Quanto à qualificação profissional, a SES, nos primeiros meses de 2020, promoveu, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, 202 capacitações nas unidades administradas pela Secretaria.

Ações no enfrentamento à Covid-19

A SES, desde o início da pandemia do novo coronavírus, trabalha de maneira proativa e responsável no combate à doença. O Tocantins não encaminhou nenhum paciente acometido pela Covid-19 para outros Estados da federação. Porém, a Secretaria esclarece que as unidades hospitalares tocantinenses receberam pacientes de pelo menos quatro Estados.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) têm sido referência no país, e atualmente realiza 2.000 testagens diárias em Palmas e 300 em Araguaína, sendo os resultados dos exames disponibilizados em 24 horas. O Tocantins também é destaque pelos leitos montados para o enfretamento à Covid-19. Em Augustinópolis, por exemplo, foram instalados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  

Presentes na audiência

Estiverem presentes na Audiência Pública os deputados estaduais: Nilton Franco, Valderez Castelo Branco, Elenil da Penha, Zé Roberto, Vanda Monteiro, Ivory de Lira, Junior Geo, Cleiton Cardoso, Olyntho Neto, além da Promotora de Justiça responsável pelas questões afetas à Saúde pública, Dra. Araína D'Alessandro.