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Meio Ambiente

Ana Angélica apresenta o Sigam para o público externo do Naturatins

Ana Angélica apresenta o Sigam para o público externo do Naturatins Foto: Cleide Veloso

Foto: Cleide Veloso Ana Angélica apresenta o Sigam para o público externo do Naturatins Ana Angélica apresenta o Sigam para o público externo do Naturatins

O Instituto Natureza do Tocantins retoma a partir da próxima terça-feira, 15, os atendimentos presenciais, suspensos desde março passado por causa das medidas de segurança contra a pandemia do coronavírus. Desde então, todos os serviços do órgão estavam sendo solicitados pelos canais digitais. Os atendimentos presenciais serão feitos por meio de agendamento, garantindo controle do fluxo de pessoas nas dependências do órgão, mantendo os protocolos de segurança.

Segundo a secretária-geral do Naturatins, Ana Angélica Bosque, a retomada do atendimento presencial é necessária porque o órgão está em fase de transição da migração de dados dos sistemas de gerenciamento de todos os seus serviços para o Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam/Naturatins), que congregará todos os serviços do Instituto.

O agendamento dos atendimentos será feito já pelo novo sistema, Sigam. No site do Naturatins (www.naturatins.com.br) foi postado um tutorial com orientações ao usuário externo sobre como proceder para realizar o cadastro, indispensável para que consiga realizar o agendamento.

“O usuário entra no site, preenche os espaços solicitados com CPF e outros dados cadastrais, inclui os comprovantes de documentos e comprovante de endereço e cria uma senha; feito isso, o setor de protocolo do Naturatins faz a validação do cadastro e o acesso é liberado em até dois dias uteis; a partir daí, o acesso é liberado e já pode fazer o agendamento para o serviço que deseja atendimento”, resume Ana Angélica.

Quando acessar o sistema, o usuário escolhe o serviço desejado e tem acesso às datas e horários disponíveis. Reforçando que a partir do próximo dia 15 todos os serviços do Naturatins serão feitos por meio desse agendamento, inclusive atendimentos para tirar dúvida sobre processo ou atos já em curso.

A secretária-geral acrescenta que o sistema está entrando em implantação e por isso, inicialmente, os serviços disponíveis serão o cadastramento dos usuários e agendamento de atendimento presencial. “À medida que os serviços forem sendo alimentados no sistema, então todos as demandas feitas ao Naturatins passarão a ser online e quando o Sigam estiver em pleno funcionamento, todas as operações do órgão serão 100% online”, anuncia Ana Angélica.

É importante que todos os usuários dos serviços do Naturatins façam o cadastro no Sigam, mesmo quem possui demandas em andamento pelo Simplifica. “Quando fizermos a migração dos dados desses usuários do atual sistema Siga/SGD para o Sigam, ele encontra CPF ou CNPJ e já disponibiliza todos os atos emitidos para o novo sistema”, finaliza a secretária-geral.