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Cidades

Moradores em frente à caixa d'água da BRK, com roupas em carroceria de carro para lavar no rio (Foto: Divulgação)

Moradores do distrito de Campo Alegre, em Paranã/TO, a cerca de 356 km de Palmas, têm sofrido com problemas no abastecimento de água. De acordo com Army Torres, moradora do local, os moradores da comunidade não estariam recebendo água potável com regularidade em casa desde que a BRK Ambiental assumiu o serviço por lá.

Até o ano passado o abastecimento de água no distrito era realizado pela Prefeitura de Paranã através de poços artesianos e bombas d’água colocadas em um rio que passa no local. Em 2020 a BRK Ambiental começou a operar no local. “Nós já tínhamos toda a malha de encanação pronta que a ONG Dom Bosco fez e doou para a comunidade. Sabemos que toda transição requer organização. O problema é que a BRK não organizou nada ainda e já está cobrando pela água, sendo que nem temos água nas torneiras e muito menos tratada”, reclamou Army.

A empresa, por sua vez, informou que iniciou o atendimento ao povoado em 2020 após obras que foram executadas entre 2018 e 2019. “Desde então, a concessionária tem investido em melhorias nos reservatórios, adutoras, redes, ligações e perfuração de novos poços para garantir o atendimento aos clientes”, informou a BRK em nota.

Durante a estiagem, quando houve redução da oferta de água nos poços em operação na localidade, a empresa reforçou o monitoramento dos poços e sempre que necessário realiza manobras para reduzir o impacto do período de estiagem para os clientes. Também foi iniciado o trabalho para identificar áreas para perfuração de novos poços.

Com problemas no abastecimento, a comunidade e empresa chegaram a ter uma reunião para resolver a situação mas até o momento nada foi feito, como relata a moradora. “Teve a reunião para que eles deixassem puxando água do rio, como estava, sem cobrar, até que eles organizassem o tratamento de água, para depois então cobrar. Só que eles só prometeram, e até agora estamos sem água de nada. E o talão chegando até R$ 300 de cobrança, isso é o cúmulo do absurdo”.

BRK Ambiental

Em resposta, a BRK Ambiental informou também que a cobrança acontece obedecendo aos critérios estabelecidos pela Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) que determina as regras pra prestação do serviço ao cliente.

Não é a primeira vez que a comunidade de Campo Alegre sofre com problema de abastecimento de água. No mês de março deste ano os moradores também denunciaram ao Conexão Tocantins que estavam sem água há cerca de um mês, pouco tempo depois de a BRK Ambiental ter assumido o serviço.

“A BRK Ambiental reforça que suas equipes estão mobilizadas para garantir o abastecimento no povoado, assim como no planejamento de ações para sanar a oferta água no local. Em caso de dúvidas, os clientes podem contatar a empresa pelos seus canais de atendimento digitais ou pelo 0800 6440 195”. 

O distrito de Campo Alegre tem cerca de 250 famílias - aproximadamente 2 mil moradores.