Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Coronel Leandro parabeniza bombeiros militares pelos 28 anos de fundação do CBMTO

Coronel Leandro parabeniza bombeiros militares pelos 28 anos de fundação do CBMTO Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Coronel Leandro parabeniza bombeiros militares pelos 28 anos de fundação do CBMTO Coronel Leandro parabeniza bombeiros militares pelos 28 anos de fundação do CBMTO

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins comemora 28 anos de fundação nesta segunda-feira, 14. Para boa parte dos militares, um filme passa na cabeça, por fazer uma volta no tempo e resgatar na memória as conquistas, o crescimento e o apoio da população em quase três décadas de existência.

O nascimento do CBMTO se deu por meio de decreto, em dezembro de 1992, como Companhia Independente de Bombeiros vinculada à Polícia Militar. A atuação inicial voltava-se apenas ao combate a incêndios urbanos e salvamento. Desde essa época, os avanços não pararam e, hoje, depois de muitas lutas e conquistas, a instituição Bombeiros Militar atende a todas as naturezas de ocorrências no Tocantins.

“Isso representa muito num cenário estadual e nacional, onde fazemos parte da segurança pública no campo do socorro, das emergências e nos desastres de forma geral. Estamos inseridos, junto com demais órgãos de segurança pública, no processo de levar ao cidadão tocantinense a segurança em todos os aspectos”, afirmou o comandante.

As importantes conquistas da instituição chegaram a Araguaína, com o 2º Batalhão, e a Gurupi, com o 3º Batalhão. Além de Cidades como Araguatins, Colinas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Dianópolis e no distrito Palmense de Taquaralto, consolidando assim, Comandos Regionais estrategicamente distribuídos no Estado.

O CBMTO tem uma das melhores estruturas entre os Corpos de Bombeiros Militar do Norte do país, com avançada frota de veículos de combate a incêndio e resgate, equipamentos e efetivo qualificado para atendimentos nos mais variados tipos de situação.

O comandante geral do CBMTO e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva afirmou que, “temos a certeza do quanto a corporação é importante, o quanto vem desenvolvendo e entregando trabalho de qualidade à população tocantinense”.

Para Reginaldo Leandro, “estamos prontos, com pessoal qualificado, com viaturas e equipamentos modernos. Estamos preparados para bem servir ao nosso povo”.

“Para mim é uma satisfação muito grande fazer parte dessa corporação, que tem o reconhecimento da população à qual prestamos serviço. É um orgulho fazer parte desse seleto grupo de homens e mulheres que servem a sociedade com o seu melhor e exercem suas atividades com bravura, coragem, experiência e o sentimento de heroísmo diante das dificuldades”.

Diante de um cenário atípico em que o mundo atravessa, impostas pela pandemia, a instituição não parou e continua firme atendendo a população, sem perder a segurança e garantindo assim o suporte básico da vida a todos que recorrem ao CBMTO pedindo socorro.

O Corpo de Bombeiros Militar tem muitos motivos para celebrar a data. “Desde o início da pandemia, procuramos trazer maior segurança possível para nossos militares. Apesar de todas as dificuldades, tivemos um crescimento institucional considerável neste ano e estamos projetando para 2021, um crescimento ainda maior em estrutura, mais equipamentos e viaturas”, destacou o comandante.

Entre as conquistas alcançadas este ano, está a chegada de novas viaturas de resgate e de combate a incêndios, equipamentos para salvamento e resgate, o início da construção da nova sede do Quartel do Comando Geral, a sede própria da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), entre outros.

“Conseguimos praticamente renovar toda a frota de ambulância no Estado e estamos aguardando a chegada de mais unidades. Estamos também na busca de aumentar nosso efetivo. O processo está bem avançado na parte burocrática e hoje recebemos do governo do Estado o sinal verde para que seja realizado o empenho e logo em seguida a contratação da empresa que irá  lançar o edital do nosso concurso público”, pontuou o coronel Leandro.

Esta iniciativa mostra mais uma vez o compromisso com a qualidade das ações no setor de segurança.

Ao todo o certame terá 110 vagas para oficiais e praças bombeiros militares. Com esse novo passo dado pelo executivo estadual, um grande avanço se consolida junto à corporação.

Às vésperas da chegada da celebração do Natal e do ano novo, o comandante deixou sua mensagem a todos os membros da corporação. “Nossa mensagem é de fé, de esperança, de otimismo. É diante das adversidades que temos a oportunidade de crescer ainda mais. Desejamos que todos tenham um final de ano festivo e fortalecido no seio familiar, entre amigos e acima de tudo que tenham Deus no coração. Que projetem, sonhem e busquem atingir seus objetivos, pois 2021 será um ano ainda melhor, pontuou o coronel Leandro.