Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou a paridade entre homens e mulheres nos cargos de direção. A medida começa a valer em 2021 para as chapas que se inscreverem para disputar o pleito da Ordem. Essa conquista foi aprovada com o apoio e o voto favorável da Seccional Tocantins.

“Sem dúvida a OAB vive hoje um dia histórico e o Tocantins jamais iria se furtar de estar do lado certo da história, daqueles que lutam para que a democracia representativa na Ordem seja a cada dia mais justa e igualitária. A equidade é imprescindível na construção de uma sociedade melhor para todos”, destacou o presidente da OAB, Gedeon Pitaluga.

A Conselheira Federal da OAB, Kellen Pedreira, e uma das líderes do “Movimento Valentinas” pela paridade na Ordem esteve presente na sessão e deu seu voto favorável ao projeto.

“Essa vitória que só foi possível porque contamos com a participação de todos: conselho estadual, diretoria, conselho federal, advogadas e advogados. Um sonho, uma luta, uma vitória. Viva a mulher Advogada! Viva a advocacia!” ressaltou Pedreira. 

A conquista foi comemorada por diversas entidades que atuam na defesa da mulher advogada, entre elas a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica.

“A ABMCJ tem como compromisso estatutário a igualdade em todos os espaços de poder, seja de carreira jurídica ou não. Parabenizamos o Pleno do Conselho Federal que aprovou quase por aclamação o Projeto Paridade Já que valerá para as eleições de 2021, demonstrando que a democracia institucional no sistema OAB chegou para ficar, essencialmente quando a OAB completa 90 anos de existência. Viva a advocacia brasileira formada por homens e mulheres compromissados com a paridade de gênero. Viva a advocacia feminina”, disse a presidente da ABMCJ/TO, Elaine Noleto.